Foto: Alerj Sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Projeto autoriza convocação de aprovados em concurso da PCRJ de 2013

Publicado em Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos

Os candidatos aprovados na primeira etapa da primeira fase do concurso para o cargo de Oficial de Cartório, do Quadro Permanente da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, realizado no ano de 2013, estão mais próximos da convocação.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) analisa o Projeto de Lei 4.933/2021, que autoriza a convocação dos excedentes aprovados na primeira etapa do concurso PC RJ de 2013.

Na justificativa, a autora do projeto, Martha Rocha (PDT-RJ), afirmou que “diante da carência da Polícia Civil em renovar seus quadros e carreiras, impõe-se a convocação dos Oficiais de Cartório, a fim de suprir as carências técnicas da Polícia Judiciária”.

A autorização depende da análise das Comissões de Constituição e Justiça; de Servidores Públicos; de Segurança Pública e Assuntos de Polícia; e de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle. Se for aprovada, o projeto segue para o Plenário.

Na época em que foi realizado, há oito anos, o concurso PC RJ abriu 750 vagas para oficial de cartório. Para concorrer às oportunidades, era preciso possuir ensino superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação na categoria ‘B’. A remuneração inicial é de R$2.871,98 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas com 100 questões, teste de capacidade física, exame psicotécnico, exame médico, curso de formação e, por fim, prova de investigação social.