Palácio da Polícia LIMPA Foto: Divulgação/PCSP Viaturas da PCSP estacionadas

Polícia Civil de SP republica autorização para concurso com 2.939 vagas

Publicado em Carreira policial, Concursos, Polícia civil, segurança

Chances serão para candidatos de nível superior

Nesta quinta-feira (7/10), o governo de São Paulo, por meio do Diário Oficial, tornou pública a autorização para o concurso da Polícia Civil de São Paulo. Foram autorizadas 2.939 vagas para provimento na Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica de São Paulo. Os cargos autorizados são delegado (250), escrivão (1600), investigador (900) e médico legista (189). AS remunerações variam entre R$3.931,18 e R$10.382,48.

Vale lembrar que a autorização para o concurso já havia sido publicada em 2019, mas, em razão da pandemia, os trâmites atrasaram.

 

Déficit de pessoal

A Polícia Civil de São Paulo tem mais de 14.000 cargos vagos, de acordo com a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo (SINDPESP), Raquel Gallinati.

Em entrevista ao jornal Diário de São Paulo, Gustavo Mesquita Galvão Bueno, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do estado de São Paulo (ADPESP), também comentou sobre o déficit da corporação e a falta de investimentos.

Ao Papo de Concurseiro, a SSP enviou nota informando que “investe na valorização, ampliação e recomposição do efetivo policial em todo o Estado. A atual gestão reajustou em 5% o piso salarial dos policiais, equiparou o auxílio alimentação dos agentes, além de ter ampliado a bonificação por resultados, que passa a ser bimestral. Em 2020, a Capital recebeu 502 policiais, que concluíram a formação na Academia de Polícia. O governo de São Paulo também autorizou a abertura de mais 2.750 vagas para concursos da Polícia Civil, sendo 250 delegados, 900 investigadores e 1.600 escrivães”.