Foto: Divulgação/Prefeitura de Santo Antônio de Posse/SP Censo IBGE

IBGE segue trabalhando pelo Censo e candidatos inscritos aguardam respostas

Publicado em autorização, Concursos, Concursos Públicos

Mais de um mês após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir por realizar o Censo Demográfico apenas em 2022, por falta de orçamento, o IBGE segue trabalhando pelo prosseguimento do processo. Enquanto isso, os inscritos na seleção com mais de 200 mil vagas aguardam posicionamento sobre como ficará o edital ou sobre a devolução das taxas de participação.

Mas, ao Papo de Concurseiro, o IBGE explicou que a seleção está apenas suspensa, e, só haverá reembolso em caso de efetivo cancelamento. Já em caso de continuidade do processo, um novo cronograma será divulgado nos sites do IBGE e do Cebraspe, organizadora responsável pelas provas. Portanto, fique atento aos próximos capítulos.

Seleção para o Censo

Foram 204.307 vagas para os cargos de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor.
Do total, foram oferecidas 181.898 vagas para recenseador, 16.959 para agente censitário supervisor (ACS) e 5.450 para agente censitário municipal (ACM) em 5.297 municípios do país. Os quadros de distribuição das vagas estão disponíveis para consulta no site do Cebraspe, empresa organizadora dos processos seletivos.
As vagas eram temporárias e os contratos teriam duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. Saiba todos os detalhes da seleção aqui!