unnamed Foto: Divulgação/Fazenda DF detran df

Detran-DF forma grupo de trabalho para próximo edital de concurso

Publicado em Concursos

Finalmente o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início aos preparativos para o lançamento do edital do próximo concurso para técnicos e analistas. Foi publicada, no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (24/1), a portaria que autoriza o órgão a instituir o grupo de trabalho com finalidade de realizar estudos objetivando a contratação de instituição para executar o certame.

O grupo será composto por representantes e suplentes dos seguintes órgãos:
I – Secretaria de Estado de Economia – SEEC;
II – Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN.

Ainda de acordo com a portaria, a coordenação do grupo de trabalho será exercida por representante da Secretaria
de Estado de Economia, a qual será deliberada pelo grupo, em momento oportuno. E, compete aos representantes do Detran-DF prestar o auxílio necessário para a consecução dos atos pertinentes ao certame.

O lançamento do edital do concurso do Detran-DF é aguardado desde o ano passado, quando foi confirmado. Na ocasião, o diretor-geral do órgão afirmava que a seleção seria lançada até dezembro de 2021.

Ainda não se sabe quantas vagas serão oferecidas, mas espera-se a abertura de dois editais. Neste primeiro momento, um com chances para técnicos e analistas. Mas, o Detran-DF também já informou que abrirá concurso para agentes e especialistas.  No final do último ano, Maia afirmou que esta seleção ainda aguardava ajustes orçamentários. “Mas estamos trabalhando para que saia com brevidade, provavelmente no início de 2022.”

Último concurso

Realizado em 2012, o último certame foi organizado pela Fundação Universa e ofereceu 100 vagas imediatas para o cargo de agente da carreira de policiamento e fiscalização, além de formação de cadastro reserva. 19.547 candidatos se inscreveram no concurso, que teve uma concorrência de cerca de 195 pessoas por chance ofertada.

As oportunidades foram para o nível superior, com remuneração inicial no valor de R$ 5.485,24 para uma jornada de 40 horas semanais. Os inscritos passaram por prova objetiva, prova discursiva, exame de capacidade física,  avaliação psicológica e investigação social.

Detran-DF: com edital prestes a sair, ex diretor-geral dá dicas de estudo