unnamed Foto: Divulgação/Fazenda DF detran df

Concurso Detran-DF: “Trâmites em andamento”, afirma diretor-geral

Publicado em Concursos

O diretor-geral do Detran-DF Zélio Maia tem utilizado as redes sociais para ajudar os candidatos a se prepararem para as provas

Jéssica Andrade – O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF) Zélio Maia utilizou as redes sociais para revelar que os trâmites para publicação do edital para técnicos e analistas do órgão seguem em andamento.

“Os trâmites para a liberação do certame estão em andamento na Secretaria de Estado de Economia e estamos empenhados junto à essa pasta para que seja viabilizado com a maior brevidade possível”, disse Maia, em resposta ao comentário de um seguidor, em uma publicação no Instagram.

Instagram/Reprodução

O diretor-geral também havia informado anteriormente que o edital de abertura seria publicado até dezembro de 2021. Entretanto, candidatos ainda aguardam a publicação.

Um primeiro edital deverá ser lançado para os cargos de técnico e analista de trânsito. Será publicado, também, certame com oportunidades para especialistas e agentes do Detran. No final do último ano, Maia afirmou que esta seleção ainda aguardava ajustes orçamentários. “Mas estamos trabalhando para que saia com brevidade, provavelmente no início de 2022.”

Orçamento previsto

Na primeira semana de 2022, o governador em exercício, Paco Britto, sancionou A Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022, com a estimativa das receitas e despesas financeiras do Governo do Distrito Federal (GDF).  O documento consta do montante de R $48,543 bilhões no total e prevê a realização de, pelo menos, 28 concursos públicos, dentre eles, o concurso do Detran.

Diretor-geral dá dicas de estudos

Com o orçamento aprovado, o edital do concurso do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) para técnico e analista de trânsito foi confirmado. Para ajudar os interessados a se prepararem para as provas, o  diretor-geral do órgão, Zélio Maia, que também é professor de Direito Constitucional, tem utilizado as redes sociais para dar dicas de estudos. Por meio do seu perfil no Instagram (@zeliomaiazm), ele publica, diariamente, uma questão a ser respondida e discutida pelos seguidores. Confira uma questão:

Instagram – @zeliomaiazm/Reprodução

Último concurso

Realizado em 2012, o último certame foi organizado pela Fundação Universa e ofereceu 100 vagas imediatas para o cargo de agente da carreira de policiamento e fiscalização, além de formação de cadastro reserva. 19.547 candidatos se inscreveram no concurso, que teve uma concorrência de cerca de 195 pessoas por chance ofertada.

As oportunidades foram para o nível superior, com remuneração inicial no valor de R$ 5.485,24 para uma jornada de 40 horas semanais. Os inscritos passaram por prova objetiva, prova discursiva, exame de capacidade física,  avaliação psicológica e investigação social.

Leia também: Detran-DF: com edital prestes a sair, ex diretor-geral dá dicas de estudo