Concursos PM MT e CBM MT: editais previstos para janeiro

Publicado em Concursos

Por meio das redes sociais, o Deputado Elizeu Nascimento confirmou que editais dos concursos PM e Bombeiros MT devem ser publicados em janeiro de 2022

Jéssica Andrade – Os editais dos concursos para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Mato Grosso devem ser divulgados no mês de janeiro. O prazo foi confirmado pelo 3º sargento da PM e deputado estadual, Elizeu Nascimento (PSL-MT), por meio das redes sociais. Segundo o parlamentar, os editais já estão na mesa do governador para assinatura e posterior publicação no Diário Oficial. 

“O governador nos prometeu o edital já para janeiro. Isso irá diminuir, e muito, o baixo número de policiais no Estado. Há municípios com um policial e outros com dois, apenas”, esclareceu Elizeu Nascimento.

Os concursos da PM MT e CBM MT já têm a banca selecionada. A Fundação Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) foi escolhida para receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso, como provas objetivas. A quantidade de vagas e os cargos contemplados, no entanto, ainda não foram confirmados. 

Em outubro, o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), anunciou que o obstáculo que impedia os concursos para a segurança pública do estado era o orçamento, no entanto, segundo o chefe do executivo, o problema já foi solucionado. 

“Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse o governador Mauro Mendes.

Outro concurso que está previsto desde 2017 para a segurança pública de Mato Grosso é o da Polícia Civil. O certame deve oferecer 1.200 vagas para as carreiras de escrivão e investigador, sendo 600 para cada cargo.