concurso-pmerj

Concurso PMERJ: governo autoriza nova seleção com 2 mil vagas

Publicado em Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, segurança, Sem categoria

O Despacho do Governador foi publicado no Diário Oficial do estado e ressalta que as oportunidades serão para soldado

Foi publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro o Despacho do Governador que autoriza um novo concurso para Polícia Militar do estado. O aval prevê a oferta de 2 mil vagas para o cargo de soldado policial militar.

Cabe lembrar que o governador do estado, Cláudio Castro, em 2021 já havia anunciado este certame. “As provas serão realizadas em 2022 e o ingresso previsto em 2023”, afirmou o governador à época. O anuncio foi por meio das redes sociais do chefe do executivo.

Carreira

Para ser soldado da PMERJ, são exigidos: idade entre 18 e 32 anos; ensino médio completo; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

A carreira atualmente tem como salário inicial R$ 3.452,55. O regime de contratação é o estatutário, que garante estabilidade.

PMERJ não realiza concurso desde 2014

O concurso de 2014 abriu 6.000 vagas para a carreira de soldado. Do total, foram 5.400 para homens e 600 para mulheres. A seleção teve sete etapas. São elas: prova objetiva e redação, avaliação psicológica, exame antropométrico, teste de aptidão física, exame toxicológico, exame médico e investigação social.

A última turma dos candidatos remanescentes deste concurso foi chamada neste ano. Segundo nota da PMERJ, serão incorporados 219 soldados aprovados. ” A Secretaria de Estado de Polícia Militar encerra o concurso, após cerca de sete anos de execução desde a publicação do Edital, em 05 de junho de 2014″, informou a instituição.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes