rui-costa-jonneroriz PT/ Divulgação

Concurso PMBA: governador afirma que edital sairá em breve

Publicado em Bahia, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Polícia Militar, segurança, Sem categoria

“O edital da PM  está saindo nos próximos dias. São duas mil vagas que estamos colocando”

O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (17/8), que o edital de abertura do concurso da Polícia Militar do estado (PM-BA) será lançado em breve. “O edital da PM  está saindo nos próximos dias. São duas mil vagas que estamos colocando”. A informação foi dada em entrevista para uma rádio do estado.

Em maio o governador, anunciou este concurso pela primeira vez. A confirmação foi feita em um vídeo publicado nas redes sociais do chefe do executivo estadual. Na publicação, Rui confirma que mais 1.600 ainda se formarão do último edital e entrarão em treinamento – completando mais 2.700 para reforçar o estado.

“O anúncio foi feito hoje, durante a solenidade de formatura dos soldados da Polícia Militar, na Vila Militar dos Dendezeiros. Prometi e cumpri que quando esta turma se formasse, abriríamos este novo concurso” afirma Rui na legenda da publicação.

Último Concurso

O edital do último certame lançado pela Polícia Militar da Bahia foi publicado em 2019, juntamente com o edital do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (PMBA e CBM/BA). . No total, foram oferecidas 1.250 oportunidades para o cargo de soldado, sendo mil vagas para a PM. A seleção foi suspensa em 2020 por causa de um entrave na Justiça. Mas foi retomado 3 meses depois.

Além de ter no mínimo 18 anos e no máximo de 30 anos de idade, completos na data fixada para matrícula no curso de formação; o candidato devia ter uma estatura mínima de 1,60m para homens, e 1,55m para mulheres; além de Carteira Nacional de Habilitação, de categoria B.

Depois dessas etapas, os candidatos aprovados se tornaram aluno do curso de formação e recebem, a título de bolsa, o equivalente a um salário mínimo (R$ 998, na época). Já a remuneração inicial após a aprovação no curso, segundo o edital, é de até R$ 3.410,68, com gratificações, para 40h semanais de jornada de trabalho.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes