MEC Foto: Divulgação/MEC alunos sala de aula professor

Concurso para Educação no Espírito Santo deve ter 1.500 vagas

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, educação

Karolini Bandeira*- O concurso previsto para a Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu/ES) deverá abrir 1.500 vagas, conforme informado deputado estadual Bruno Lamas (PSB) nesta segunda-feira (18/10). O quantitativo, de acordo com Lamas, foi confirmado pelo governo. Do total, 900 são para professores e 600 para o cargo de agente de suporte educacional.

As 900 oportunidades para professores serão distribuídas entre os anos finais do ensino fundamental, ensino médio e EJA, com 800 vagas; e os anos iniciais e função pedagógica, com as outras 100 vagas.

Ainda segundo o deputado, o edital de abertura para o setor será publicado entre 2021 e 2022. O concurso irá repor vagas de profissionais que se aposentaram ou foram exonerados — que, de acordo com o governador Renato Casagrande (PSB), são majoritariamente ocupadas por profissionais temporários atualmente. “Temos mais de 50% de DTs [profissionais por determinação temporária] no estado hoje, na Educação”, disse ao autorizar o certame.

Para Casagrande, a contratação de efetivos deve acontecer com maior regularidade: “É bom que a gente mantenha sempre concursos rotineiros. É bom continuar com os DTs, eles são importantes para nosso funcionamento, para nos dar flexibilidade, mas ao mesmo tempo que não caia muito o número de efetivos.”

*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader