Ibama-foto-Vinícius-Mendonça-ibama Foto: Vinícius Mendonça/Ibama

Concurso Ibama: Cebraspe vai organizar seleção com mais de 560 vagas

Publicado em ICMBio

A banca agora é responsável por dois certames da área ambiental: Ibama e ICMBio

O concurso para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A divulgação da banca foi feita pelo Ibama em seu site oficial.

Serão 568 vagas, sendo 136 de nível superior (96 para analista ambiental e 40 para analista administrativo) e 432 de nível médio (técnico ambiental). As atribuições do cargo foram instituídas pela lei n. 10.410/02, que criou a carreira de especialista em meio ambiente.

Outra informação importante é a de que ficou definida a redução do prazo entre a publicação do edital do concurso público e a realização do certame. Agora, os interessados terão dois meses de estudo entre o edital e a prova.

De acordo com o que foi divulgado no site oficial do Ibama,”a aceleração do processo traz como justificativa a urgência no reforço do corpo técnico e funcional”. A portaria autorizando a redução do prazo foi publicada nesta quarta-feira (25/11).

Mais um na área ambiental

No início da semana, por meio de dispensa de licitação, foi tornado público que o Cebraspe será responsável por organizar o concurso do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em setembro, por meio de portaria, o Ministério da Economia autorizou 171 vagas para o órgão, sendo 110 para o cargo de técnico ambiental e 61 para o cargo de analista ambiental. Vale destacar que, assim como o Ibama, o ICMBio também deverá ter uma redução de prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas. Na quinta-feira (25/11),  foi publicada, no Diário Oficial da União, a autorização para a redução, para dois meses, do prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital do concurso público e a realização da primeira prova no certame.

 

Leia também: Presidente do ICMBio autoriza novo regimento interno