unnamed Foto: Divulgação/Fazenda DF detran df

Concurso Detran DF: diretor diz estar otimista pela publicação do edital

Publicado em Concursos

O próximo concurso público para o  Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) segue gerando muitas expectativas.  O prazo para edital e banca é março e o diretor Zélio Maia informou estar otimista pelos próximos passos. “Estamos aguardando apenas a formação da banca pela Secretaria de Economia. Estou otimista”, disse ele nas redes sociais.

Em janeiro, o órgão deu início aos preparativos para o lançamento do edital para técnicos e analistas. Foi publicada, no Diário Oficial do DF, a portaria que autorizou o órgão a instituir o grupo de trabalho com finalidade de realizar estudos objetivando a contratação de instituição para executar o certame.

O grupo será composto por representantes e suplentes dos seguintes órgãos:
I – Secretaria de Estado de Economia – SEEC;
II – Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN.

Ainda de acordo com a portaria, a coordenação do grupo de trabalho será exercida por representante da Secretaria de Estado de Economia, a qual será deliberada pelo grupo, em momento oportuno. E, compete aos representantes do Detran-DF prestar o auxílio necessário para a consecução dos atos pertinentes ao certame.

Ainda não se sabe quantas vagas serão oferecidas, mas espera-se a abertura de dois editais. Neste primeiro momento, um com chances para técnicos e analistas. Mas, o Detran-DF também já informou que abrirá concurso para agentes e especialistas.  No final do último ano, Maia afirmou que esta seleção ainda aguardava ajustes orçamentários. “Mas estamos trabalhando para que saia com brevidade, provavelmente no início de 2022.”

Último concurso

Realizado em 2012, o último certame foi organizado pela Fundação Universa e ofereceu 100 vagas imediatas para o cargo de agente da carreira de policiamento e fiscalização, além de formação de cadastro reserva. 19.547 candidatos se inscreveram no concurso, que teve uma concorrência de cerca de 195 pessoas por chance ofertada.

As oportunidades foram para o nível superior, com remuneração inicial no valor de R$ 5.485,24 para uma jornada de 40 horas semanais. Os inscritos passaram por prova objetiva, prova discursiva, exame de capacidade física,  avaliação psicológica e investigação social.

Leia também: Detran-DF: com edital prestes a sair, ex diretor-geral dá dicas de estudo