estudantes cursinho Divulgação

Concurso com 270 vagas da Sejusp-MG tem banca definida

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, segurança, Sem categoria

O novo certame será organizado pela IBFC e ofertará  270 vagas para a carreira de agente de segurança socioeducativo

O novo concurso da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) já possui banca definida. Ele será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O Extrato de contrato foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais desta quarta-feira (22/6). O documento valerá por 24 meses, a partir da data de publicação, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses. 

O novo certame ofertará  270 vagas para a carreira de agente de segurança socioeducativo.

Ano passado, a superintendente Educacional de Segurança Pública do Estado, Roberta Corrêa, informou que a nova seleção exigirá nível médio e ofertará remuneração no valor de R$ 4.098,45.

A publicação do edital está prevista até o final de julho, “se não for possível [lançar o edital até o final de 2021], sairá no primeiro semestre de 2022 com certeza”, garantiu a superintendente em entrevista.

Ela também ressaltou que esta seleção será composta por seis etapas, provas objetivas e de redação, avaliações de aptidão psicológica e psicotécnica, exames médicos, prova de condicionamento físico, comprovação de idoneidade e conduta ilibada e curso de formação técnico-profissional, mesmas etapa do concurso para polícia penal.

Há nove anos sem realizar concurso

A última seleção promovida pela Sejusp-MG foi em 2013. À época foram ofertadas 820 vagas, sendo  sendo 82 reservadas a pessoas com deficiência. A remuneração ofertada era de R$ 2.655,00, para uma jornada de trabalho semanal de 40 horas.

De acordo com edital de abertura são atribuições gerais dessa carreira:

  • exercer atividades de vigilância e escolta nos espaços intramuros e extramuros nos estabelecimentos da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas – SUASE –, zelando pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes em regime de internação e semi-liberdade;
  • garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores em exercício nas unidades de atendimento;
  • assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas; atuar como orientador no processo de reinserção social do adolescente em conflito com a lei.

A seleção foi organizada também pelo IBFC e composta pelas seguintes etapas: Prova Objetiva de Múltipla Escolha e Redação; Prova de Condicionamento Físico; Exame Psicológico; Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada; Exames Médicos Eliminatório e Curso de Formação Técnico-Profissional.