Cebraspe e Neoenergia confirmam falta de energia elétrica durante prova do TCDF

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Distrito Federal, Tribunal de contas

A prova foi realizada no domingo para cargo com remuneração de R$ 33.689,10

Candidatos ao cargo de Auditor Conselheiro-Substituto do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) ficaram, aproximadamente, duas horas sem energia elétrica durante a realização da prova objetiva no último domingo (10/10). A queda de energia aconteceu no Centro de Ensino Médio Paulo Freire no período vespertino.

O servidor público Gregson Chervenski fez a prova no local e alega que foi prejudicado. De acordo com o candidato, durante o tempo de interrupção do fornecimento de energia, os candidatos foram orientados pelos fiscais a fechar as provas e esperar o retorno da energia, sem comunicação entre os candidatos. “Após perceber que não havia previsão alguma do horário de retorno (já estando a mais de uma hora e meia parados), a tensão foi aumentando e alguns candidatos passaram a questionar o procedimento adotado”, conta Gregson. Para ele, faltou planejamento ao contratar uma escola sem gerador e isso causou uma quebra de isonomia entre os candidatos, pois havia outro local de prova.  Além disso, o candidato acredita que houve desconsideração ao princípio da razoabilidade, ao obrigar alunos a esperarem por mais de duas horas sem a menor noção do tempo que ainda seria necessário para o retorno da energia.

Em resposta ao Papo de concurseiro, a Neoenergia Brasília informou que, em função das chuvas de maior intensidade, associadas a rajadas de ventos e descargas atmosféricas, que caíram no Plano Piloto na tarde deste domingo (10), a Central de Operações Integradas identificou, às 14h29, a falta de energia em localidades na Asa Norte. A empresa informou que, às 16h57, as equipes identificaram o trecho afetado por descarga atmosférica e restabeleceram a energia.

Após o retorno da energia, o tempo perdido durante a queda foi compensado para a realização da prova.  No final da tarde, o Cebraspe enviou lanches para os candidatos e a equipe de aplicação.

 

Cebraspe

Em nota enviada ao Papo de Concurseiro, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) confirmou que o Colégio Paulo Freire foi um dos espaços que ficou sem energia elétrica na cidade. De acordo com a banca organizadora, foram tomadas providências necessárias para garantir a isonomia do certame.

Confira a nota completa:

 

Na data de ontem (10/10/2021), houve um temporal em Brasília e diversas regiões da cidade ficaram alagadas e sem energia elétrica, como pode ser comprovado por registros da própria imprensa. O Colégio Paulo Freire, localizado na Asa Norte e um dos locais de prova do certame para Auditor Conselheiro-Substituto do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), foi um dos espaços que ficou sem energia elétrica na cidade.

Ao tomar conhecimento do fato, o Cebraspe, de imediato:

-Enviou coordenadores do Centro para o local, a fim de preservar a segurança e a ordem.

-Abriu chamados para o restabelecimento da energia junto à Neoenergia Distribuição Brasília.

-Realizou contato direto com a Direção da Neoenergia para garantir o restabelecimento da energia em tempo viável, a fim de assegurar a regular aplicação do certame.

-Reportou prontamente aos candidatos as previsões de restabelecimento da energia fornecidas pela Neoenergia.

-Enviou lâmpadas de emergência para o local.

-Enviou lanches para candidatos e equipes de aplicação.

-Compensou o tempo de interrupção de energia no final da prova.

Todas as ações realizadas pelo Centro visaram preservar os candidatos, os colaboradores a segurança e a isonomia do certame. A conclusão da aplicação do concurso público foi realizada com sucesso e garantido o direito coletivo de todos os candidatos que optaram por realizar as provas.

 

O concurso

Com remuneração de R$ 33.689,10, o certame registrou 628 inscritos concorrendo por uma vaga.  O gabarito preliminar foi publicado na noite desta segunda-feira (11/10).

 

Saiba mais: TCDF retoma concurso para auditor e divulga novo cronograma