Aviso de licitação para escolha de banca do concurso da ESA é divulgado

Publicado em carreira militar, Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

Certame em andamento oferta mais de mil vagas e seu edital foi publicado em março deste ano

Raphaela Peixoto* — O processo de contratação de banca examinadora do concurso para admissão à Escola de Sargentos das Armas (ESA) 2022 foi iniciado. O Aviso de Licitação foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25/5). De acordo com o documento as entregas de proposta poderão ser enviadas por intermédio deste site.

A seleção oferece 1.100 vagas para área geral e música. Dentre os requisitos, a altura dos candidatos deve ser de mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. Além de ensino médio completo. Saiba mais aqui detalhes dos requisitos aqui!

O concurso é composto por provas objetiva e de redação, avaliação de títulos; exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música) investigação social; exame de aptidão física preliminar e definitivo; revisão médica; comprovação através de heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos.

Provas estão previstas para setembro

A aplicação das provas objetiva e de redação, primeira etapa, está previstas para o dia 4 de setembro. Em relação a prova objetiva ela será distribuídas em seis partes, sendo elas:

  • 1ª parte – Prova de Matemática (14 questões para áreas Geral/Aviação e dez para as áreas Música/Saúde);
  • 2ª parte – Prova de Português (14 e dez questões, respectivamente);
  • 3ª parte – Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
  • 4ª parte – Prova de Inglês (dez questões objetivas para todas as Áreas);
  • 5ª parte – Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
  • 6ª parte – Prova de Português (questão única discursiva/redação).

Pera ser aprovado nesta etapa, é necessário obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, no qual é exigido 25% de acertos. Já na redação,a pontuação deve ser igual ou superior a cinco.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes