Aprovados em concurso protestam por nomeações no TJDFT Crédito: Material cedido ao Correio

Aprovados em concurso protestam por nomeações no TJDFT

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Distrito Federal, Sem categoria

Candidatos realizaram manifestação em frente à sede do tribunal e buscam apoio da OAB-DF e do CNJ após negativa da presidência

Aprovados no concurso público de 2022 para o cargo de técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) cobram a nomeação de novos servidores antes do término da validade do certame, que se encerra em 3 de novembro.

O representante do grupo, Danylo Matheus de Lima Santos, afirma que a mobilização ocorre devido ao grande deficit de servidores no tribunal. Segundo ele, a falta de nomeações prejudica o atendimento à população do Distrito Federal. “As varas estão muito sobrecarregadas. Há, inclusive, determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para nomear servidores e alocá-los em varas específicas que estão colapsando”, afima Santos.

Na sexta-feira (30/1), os aprovados realizaram uma manifestação em frente à sede da Justiça do Distrito Federal para reivindicar novas nomeações. De acordo com o concurseiro, após o ato, representantes do grupo se reuniram com um representante do tribunal que informou que o presidente do TJDFT não pretende nomear mais aprovados até o fim da atual gestão.

Santos ainda relata que os aprovados também buscam apoio institucional. Segundo o concurseiro, a comissão de aprovado tem uma reunião com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) marcada para quarta-feira (4/2). A comissao também planeja protocolar uma reclamação formal junto ao CNJ.

Segundo o representante da comissão, atualmente, há mais de 1.200 candidatos no cadastro de reserva, aptos a assumir as funções e auxiliar no desafogamento do Judiciário do Distrito Federal. “Só falta a boa vontade do presidente”, afirmou o concurseiro.

Dados do Portal da Transparência, com atualização em 29 de janeiro, indicam a existência de 103 cargos vagos na carreira de técnico judiciário, na área administrativa, do TJDFT. O Correio tenta contato com o tribunal, em caso de resposta, a matéria será atualizada.