Neste ano, a agência prevê a oferta de 362 vagas.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirma ao Papo de Concurseiro que a solicitação para a realização de um novo certame está em andamento. O órgão pretende ofertar 363 vagas que serão distribuídas nos cargos de:
- Especialista e técnico em regulação de serviços de trasportes terrestre;
- Analista e técnico administrativo
É de costume anualmente a ANTT enviar pedidos para o Ministério da Economia, solicitando a realização de uma nova seleção. Entretanto, ela afirma que as requisições enviadas desde 2014 não foram autorizadas por motivos de diretrizes governamentais e situação fiscal do país.
É um concurso muito concorrido segundo especialista, sobretudo os que abrangem nível médio. “Isso em nada impede pessoas com pouca experiência de concorrer às vagas. Todavia, é preciso entender que elas terão de se esforçar nos estudos para poder lograr uma boa classificação. É imprescindível que os interessados iniciem imediatamente os estudos das disciplinas gerais sempre cobradas em certames como esse, em especial: direito administrativo e constitucional, português, informática e atualidades”, explica o advogado e professor especialista em direito administrativo da Rede Educacional Alub, Raphael Spyere do Nascimento.
Último concurso:
Na última seleção, em 2013, a ANTT ofereceu 135 vagas de nível médio e superior, no qual foi regulada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) e composta por 3 etapas:
- Provas objetivas e discursiva( aplicada no dia 11 de setembro e com duração de 4h e 30mint)
- Avaliação de títulos (pontuação máxima de 10 e os convocados entregaram pessoalmente os títulos)
- Curso de formação (somente para o cargo de especialista regulação de serviços terrestre)
Os convocados foram nomeados no Diário Oficial da União, após a homologação do certame, seguindo à ordem de classificação por cargo/área/localidade de
vaga, até o término da validade do concurso.
Órgãos que também pretende solicitar concurso:
Os seguintes órgãos também confirmaram ao Papo de Concurseiro que pretendem enviar pedidos para realizar novo certame
ANS:
Em confirmação, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), afirma que o processo de solicitação para novo concurso está em andamento. O prazo para enviar o pedido ao Ministério da Economia, se encerrá em maio deste ano.
Em relação as vagas, estão previstas 90 e serão distribuídas na seguinte maneira:
- analista administrativo: 7
- especialista em regulação de saúde suplementar: 33
- técnico administrativo: 34
- técnico em regulação de saúde suplementar: 16
ANATEL:
A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), irá enviar solicitação de uma nova seleção para o Ministério da Economia. Segundo a ANATEL “O envio de um novo pedido em 2022 está sendo avaliado e observará o prazo do art. 4º do Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019”.
De acordo com o órgão estão vagos 374 cargos. “Desde a sua criação, a Anatel não conta com o quantitativo de servidores previsto na Lei nº 10.871/2004 e, paulatinamente, o quadro de pessoal tem enfrentado decréscimos significativos apesar do fortalecimento de capacidade institucional que o setor de telecomunicações exige”, ressalta sua assessoria.
Em 2021, a ANATEL por meio do Ofício nº 265/2021/GPR-ANATEL também enviou um pedido para o ME. Foram solicitadas:
- 46 vagas para o cargo de analista administrativo;
- 109 vagas para o cargo de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações;
- 102 vagas para o cargo de técnico administrativo; e
- 89 vagas para o cargo de técnico em regulação de serviços públicos de telecomunicações.