420842_1000 Foto: Divulgação/PMTO

Alepe aprova projeto que garante cotas para mulheres em concursos policias

Publicado em Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

A proposta estabelece a reserva de 20% das vagas em concursos policiais de Pernambuco

A Assembleia Legislativa do Pernambuco (Alepe) aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 2069/2021 durante a reunião, feita por videoconferência. A preposição que garante cotas para mulheres em concursos polícias, segundo a proposta serão reservadas 20% das vagas em concursos das  polícias Civil, Militar e Penal de Pernambuco.

“Caso a candidata cotista desista de assumir o cargo, este será preenchido pela classificada na posição imediatamente posterior. Apenas se o número de aprovados não corresponder aos 20% previstos, as vagas serão abertas para o público geral”, afirma a Alepe.

Consoante o PL, caberá a cota toda vez que o número de oportunidades ofertadas for igual ou superior a cinco. As mulheres disputarão tanto para as vagas de contratação imediata e ampla concorrência, as aprovadas nessa última categoria não computadas para efeito de preenchimento das cotas.

Pernambuco garante editais para área da segurança até fim do ano

O Estado de Pernambuco vai publicar uma série de editais para a área da segurança pública ainda em 2022. A informação é do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire. “Até o fim do ano, serão lançados novos editais para as quatro forças”, disse o titular da pasta.

Segundo o governador Paulo Câmara, os editais para serem publicadas agora no segundo semestre. À época do anuncio, em junho, As corporações já fizeram o levantamento das informações e da quantidade de cargos vagos. Após o estudo orçamentário, será possível definir a quantidade de vagas ofertadas em cada cargo.

*Estagiária sob supervisão de…