Dicas de estudos Freepik/Divulgação

Inscrições abertas! Concurso INSS oferta 45% das vagas para região Sudeste

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, INSS, Sem categoria

O certame oferta mil vagas regionalizadas, além de cadastro reserva. Deste total, 451 oportunidades são destinadas para a região Sudeste

O certame do Instituto Nacional do Seguro Social já está aberto oferta mil vagas regionalizadas, além de cadastro reserva. São ofertadas chaces para as 26 estados e para o Distrito Federal. O concurso visa o provimento de vagas no cargo de técnico do seguro social e prazo para se inscrever já está aberto.

Deste total, 45,1% é destinada para a região sudeste. O estado do Rio de Janeiro é o que mais há oportunidades disponíveis são 191. São Paulo ocupa o segundo lugar com 138 vagas disponíveis e em seguida Minas Gerais com a oferta de 122 vagas.

97 gerências regionais da autarquia tem vagas disponíveis. A agência de Duque de Caxias (MG) é a segunda com o maior número de vagas oferecidas, 40, a baixo somente de Amazonas em que são ofertadas 59 oportunidades.

O período de inscrições será encerrado em 3 de outubro. Inscrições podem serem feitas por meio do site do Cebraspe, banca organizadora, ou presencialmelte nos postos de inscrição. A taxa de inscrição será no valor de R$ 85.

Retificação alterou quadro de vagas

Cabe lembrar, que o edital do certame, após a sua retificação, passou a oferecer 3.373 vagas, sendo 2.387 oportunidades para cadastro reserva. Além do Distrito Federal as mudanças na distribuição das vagas abrangem os seguintes estados:

  • Acre,
  • Amazonas,
  • Amapá,
  • Goiás,
  • Mato Grosso do Sul,
  • Mato Grosso,
  • Pará,
  • Rondônia,
  • Roraima e
  • Tocantins.

De acordo com os representantes do governo, que estavam coletiva de imprensa na última quinta-feira (15/9), são esperadas 1,5 milhão de inscritos. Também foi assegurado o chamamento do cadastro de reserva. “Eu não tenho dúvidas que a gente vai conseguir, sim, chamar pessoas nesse cadastro reserva”.

Das etapas

A seleção compreenderá duas etapas, de responsabilidade do Cebraspe, sendo elas: provas objetivas e curso de formação. Ambas de caráter eliminatório e classificatório. A previsão da aplicação das provas objetivas é no dia 27 de novembro nas cidades das 97 gerências regionais.

A prova objetiva será composta por 120 questões em modelo de certo ou errado. Com a autorização de reduzir o prazo entre o lançamento do edital e a prova objetiva, os candidatos terão dois meses para se prepararem após a publicação do do conteúdo programático. Segundo ao que foi respondido na coletiva, não haverá alteração em relação a aplicação do exame.

O curso de formação será realizado em nove capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O curso terá carga carga horária de até 180 horas presenciais. Questionados em relação a quanto dias durará esta etapa, segundo o ministro, será entre 30 e 45 dias e não há possibilidade de ser ministrado de forma remota. O candidato matriculado receberá uma remuneração relativa à metade do salário do cargo.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori