Cenário positivo para automóveis

Publicado em
José Rodrigues Neto

O mercado automotivo tem recuperado o fôlego no Brasil. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), houve uma alta de 19,3% na produção e de 25,1% nas vendas de automóveis, quando comparado a setembro de 2021. Entretanto, na comparação com agosto, a produção foi 12,7% menor. 

A organização explica que, historicamente, setembro não costuma ter um desempenho superior à agosto, visto que o oitavo mês do ano é mais longo e não possui feriados. Contudo, segundo a Anfavea, houve a contínua evolução da média diária de vendas desde janeiro, atingindo 9,2 mil emplacamentos por dia útil.

José Rodrigues Neto, dono da Globo Multimarcas, avalia positivamente os resultados deste ano. “Em 2022, o mercado estabilizou o número de vendas anteriores à pandemia”, indica. 

O empresário, considerado referência no mercado automobilístico da capital, indica que a covid-19 trouxe dificuldades, especialmente quando o comércio estagnou com a paralisação geral das atividades com o intuito de minimizar a propagação do vírus na região. No entanto, apesar da adversidade, o empreendedor não ficou de braços cruzados. 

Ele comenta que, ao receber a notícia de que as empresas revendedoras deveriam fechar as portas, a mobilização em busca de uma solução foi essencial. “Conseguimos permanecer em funcionamento de forma reduzida e seguindo uma série de regras de segurança. Mantivemos um número de vendas considerável”, contextualiza. 

Com 23 anos de atuação em Brasília, a Globo Multimarcas se consolidou na cidade devido a honestidade com os clientes e o bom atendimento diário, segundo Neto. O empreendimento surgiu a partir de uma oportunidade gerada com o seu trabalho autônomo, já com a compra e venda de produtos na década de 1990. 

Quando ele percebeu, possuía mais de um carro e, por essa razão, foi necessário criar um espaço adequado para dar sequência ao seu negócio. Com isso, a empresa inaugurou as suas atividades no Pistão Sul, em Taguatinga.

Apesar de iniciar em uma pequena loja, a empresa não demorou a conquistar um espaço de relevância no comércio de veículos do DF. Grande parte da sua consolidação na capital diz respeito à atenção quanto às tendências do mercado. 

“Nós sempre buscamos acompanhar as mudanças, principalmente na área digital. É preciso estar antenado às novidades, ao que está em alta, às mudanças comportamentais do consumidor e ao aperfeiçoamento do atendimento”, diz. 

Atrelado a esses aspectos, o empresário pontua o trabalho intenso para trazer novidades aos negócios. “Estou sempre em busca de conhecimento e parceria com profissionais voltados para a área de veículos, o que faz toda a diferença nos negócios”, complementa.

A expertise na área possibilita que Neto mantenha uma atuação de destaque e, para ele, a busca pela informação se faz necessária de forma constante para manter essa aptidão. Estar atento ao mercado financeiro, por exemplo, é um grande diferencial para um empreendedor, especialmente quando ele está inserido no segmento de automóveis. 

“É inevitável não se atentar ao mercado financeiro devido à depreciação do bem que tem um valor relativamente alto, graças ao tipo de produto. Os financiamentos, que são um meio de pagamento muito forte no segmento, são totalmente influenciados pelo mercado financeiro. Além disso, temos que ter em mente que um mercado financeiro estável leva mais consumidores para as empresas em busca de boas negociações”, pontua o dono da Globo Multimarcas. 

Interesses da categoria

Além de ser o dono da Globo Multimarcas, o empresário está à frente da Agenciauto. Criada com o foco em mostrar a força do segmento, tornando-o conhecido perante o governo, entidades de classe e o consumidor em geral, a Associação das Empresas Revendedoras de Veículos do Distrito Federal (Agenciauto/DF) mudou o setor automotivo de Brasília. 

“A associação representa os revendedores de veículos. À medida que a Agenciauto vem se tornando conhecida e ganhando força no segmento, a busca por melhorias e benefícios para as empresas revendedoras torna-se mais visível a cada dia”, explica Neto. 

Atuando no seu segundo mandato (2021-2023), o presidente da organização indica que o seu principal objetivo é elevar o nome da entidade e mostrar aos empresários que eles podem melhorar a cada dia, ampliando seu conhecimento por meio de networking, cursos, congressos e treinamentos.  “O importante é não estagnar”, ele comenta.

Três perguntas para José Rodrigues Neto, dono da Globo Multimarcas

Como o senhor escolheu o setor automotivo?

O brasileiro é apaixonado por carros, e eu me incluo nessa paixão. Iniciei no ramo de compra e venda de vários outros produtos antes de comprar e vender automóveis. O setor automotivo tem muitos fatores agregadores que possibilitam crescer no segmento.

Como o senhor avalia a evolução da procura por veículos no DF?

 O mercado do Distrito Federal é procurado em todo país. Muitos consumidores de fora se deslocam até aqui para comprar nossos carros, graças ao preço e à qualidade.

Na sua avaliação, o que determina o sucesso de um empreendimento?

Em todo segmento temos que ter foco para ter sucesso. Antes do foco, é necessário o planejamento. Acredito que esses dois fatores são imprescindíveis para que qualquer empreendimento obtenha sucesso.