Dois rótulos da Vinícola Brasília se tornam campeões brasileiros

Compartilhe

Um ano depois de inaugurada no aniversário da cidade, em 2024, a Vinícola Brasília já colhe os louros da vitória. Dois rótulos – tinto Syrah Quatro Altitudes, safra 2022 (R$ 189), e o branco Viognier Canindé, safra 2024 (R$ 179) – vinificados nos tanques da casa do vinho candango, erguida no PAD-DF, se tornaram campeões na Grande Prova Vinhos do Brasil, considerado o maior e o mais respeitado concurso às cegas de vinhos disponíveis no mercado nacional.

Crédito: Casa Vitor/Divulgação

Os autores da importante façanha são donos, respectivamente, das marcas Ercoara e Casa Vítor. Ambas empresas agrícolas integram o clube dos 10 sócios, que transformaram o solo do cerrado em deslumbrantes vinhedos, antes de construírem a vinícola às margens da BR-251, que liga Brasília a Unaí, distante 55 quilômetros da rodoviária central. Foi lá que o enólogo gaúcho Marcos Vian elaborou os vinhos.

Canindé obteve medalha de ouro e se tornou campeão por vencer em sua categoria. “Só pudemos colher no terceiro ano da plantação, porque nas duas primeiras safras a videira de Viognier não deu nada”, relata Rodrigo Sucena, sócio proprietário da Ercoara. “Só depois de uma nova poda feita de acordo com técnica francesa que o vinhedo passou a produzir”, informa o viticultor, que também é sommelier.

Carlos Vitor, fundador da Casa Vitor. Crédito: Arquivo pessoal

Já Quatro Altitudes obteve 93 pontos na avaliação às cegas que lhe concedeu duplo ouro por ter sido o melhor entre 45 Syrahs participantes. Para Carlos Vitor, o premio é “o reconhecimento de um trabalho feito com muito cuidado, dedicação e amor pela terra e mostra que é possível produzir vinhos de excelência no nosso Cerrado, além de um incentivo para acreditar no potencial de nosso terroir e no sonho de colocar os vinhos de Brasília no mapa da vitivinicultura nacional”.

Vitrine

O objetivo do certame é avaliar qualquer vinho que ainda esteja comercialmente disponível para a venda. Participaram 1007 amostras de todo o país e “embora o Rio Grande do Sul mantenha a hegemonia, tivemos vinhos premiados em 10 estados brasileiros”, explica Marcelo Copello, presidente do júri e sócio do Grupo Baco, que realiza a prova às cegas. Este ano o concurso foi realizado no fim de março, no hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro.

Para Copello, trata-se de “uma excelente vitrine para o vinho brasileiro e, ao mesmo tempo, um grande termômetro de sua qualidade, com um panorama que inclui vinhos de Norte a Sul do país, avaliados e classificados às cegas por especialistas”, afirmou.

Crédito: arquivo pessoal

A premiação da Grande Prova será realizada na Wine South America (WSA) 2025, maior feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina, que ocorre em Bento Gonçalves (RS) entre 6 a 8 de maio. Lá estarão presentes Rodrigo Sucena e Herbert Correia Araujo, da Ercoara e Carlos Vitor, fundador da Casa Vitor, com a mulher Marina Malheiros e os três sobrinhos que tocam a empresa: Renata Vitor La Terra, Danilo La Terra e Gabriel Malheiros.

Liana Sabo

Posts recentes

Circuito Favela Gourmet segue com programação até 20 de dezembro no Rio de Janeiro

Evento reúne restaurantes em um concurso que vai eleger os melhores drinques, petiscos e pratos

15 horas atrás

Vinícola Brasília, que teve idealizador reconhecido no Prêmio JK, lança primeiro espumante

A Vinícola Brasília, que reúne 10 vinhedos da capital federal, lança, neste sábado (13/12), o…

1 dia atrás

Conheça o 9 ½ Brasserie, espaço de festas no Clube de Golfe

Você já pensou em curtir uma festa num ambiente elegante e cercado pela natureza com…

2 dias atrás

China in Box lança nova coleção de bowls inspirada na mitologia chinesa

Itens colecionáveis têm estampas desenvolvidas por Carol Wang

3 dias atrás

Confira os sabores que compõem a praça de alimentação do evento Nosso Natal 2025

Além das luzes, da música e das atrações para toda a família, o Nosso Natal…

3 dias atrás

Após lançamento na COP30, Bel Coelho traz novo livro para Brasília

Floresta na Boca Amazônica é obra da chef paulistana que aborda uma pesquisa aprofundada sobre…

4 dias atrás