Crédito: CNA Brasil/Divulgação
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros, tem em meta realizar em 2026 mais três concursos para premiar os melhores azeites, cachaças e doces de leite. Há seis anos que a instituição vem promovendo certames com o objetivo de fortalecer a diversidade e a riqueza gastronômica do país.
Desde 2019, o Prêmio CNA Brasil Artesanal já promoveu concursos destinados a queijos, geleias, chocolates, salames, charcutaria, azeites, vinhos, cafés especiais, mel e cerveja. São alimentos artesanais produzidos por pequenos e médios produtores rurais que encontram na competição incentivo em busca do fortalecimento da originalidade, da identidade regional e da profissionalização do setor.
Para Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA, “a cada edição fica claro que a criatividade e autenticidade andam lado a lado com a resiliência, o empreendedorismo e a paixão que o produtor coloca no que faz”.
DF premiado
No último concurso de 2025 – de molho de pimenta – produtores locais estiveram no top five. Will obteve o segundo lugar na categoria salgado, depois da marca Bonetto, de Rio Verde (GO), enquanto Pedro Oliveira da grife brasiliense Gourmet Caliente – Golden Pepper conquistou o quinto lugar com o produto Tropicaliente e também o quinto lugar na categoria agridoce com o Golden Pepper.
Para Fernanda Regina Silva, assessora técnica, a premiação representa o reconhecimento à originalidade e ao impacto econômico que os produtos artesanais geram nos territórios. “Cada produtor que chega até aqui traz uma história e uma identidade única. Valorizar esses molhos é valorizar quem transforma ingredientes simples em cultura, renda e oportunidades”, afirmou durante a premiação.
Restaurantes e bares da cidade preparam menus especiais e presentes para comemorar o Dia dos…
Prêmio Queijo Brasil destaca com medalha de prata produto de leite de cabra feito pela…
Edição de 10 anos do Vinho na Vila reúne mais de 250 rótulos brasileiros no…
Mais de 150 restaurantes da cidade participam do Brasília Restaurant Week, de 30 de julho…
Evento une os vinhos da Porto a Porto e o requinte do Lake's em noite…
Festa junina do Boulevard Shopping terá comidas típicas, apresentação de quadrilhas e muito forró