Documento é assinado por 25 campeões da Copa em 1994 e/ou 2002. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
A crise na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ganhou mais pano para as mangas na noite desta quinta-feira. Um grupo de 25 jogadores campeões da Copa do Mundo nas edições de 1994 (tetra) e de 2002 (penta) divulgou carta aberta ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, relatando os desmandos na entidade. O documento termina com um clamor dos ex-jogadores por uma alteração urgente no Estatuto a fim de assegurar a participação deles no processo. Os capitães Dunga e Cafu encabeçam o abaixo-assinado. Nas entrelinhas há um pedido de socorro e intervenção.
“Este grupo tem o único interesse de defender a reputação da instituição que regula o futebol brasileiro, a qual encontra-se completamente abalada, tendo em vista os diversos escândalos ocorridos ao longo dos últimos anos”, inicia o texto dos jogadores.
Os 25 jogadores criticam a falta de democracia e transparência na eleição da CBF e lembra: “”Nenhum dos últimos cinco presidentes da entidade terminou o mandato, tendo em vista que foram afastados, banidos ou impugnados”, relata o documento oficial.
O texto também cita o boicote de 21 dos 40 clubes aptos a votar na Assembleia Eleitoral deste domingo. “Esclarecendo que não comparecerão à eleição da CBF por não estarem de acordo com o formato do pleito”, acrescenta o documento dos herois do tetra e do penta.
O manifesto encerra assim: “A Carta Aberta serve como uma forma de ‘desabafo’ dos ex-atletas, qeu sempre lutaram para que o futebol brasileiro pudesse alcançar o lugar merecido em que hoje se encontra e para dizer que continuam acompanhando de perto e preocupados com a atual condução do esporte mais praticado em nosso país”.
O texto é assinado por Dunga, Cafu, Ricardo Rocha, Jorginho, Leonardo, Paulo Sérgio, Roque Júnior, Gilmar Rinaldi, Juninho Paulista, Edmílson, Vampeta, Márcio Santos, Zetti, Rivaldo, Ricardinho, Paulo Sérgio, Luizão, Júnior, Dida, Mauro Silva, hoje vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (CBF), Belletti, Gilberto Silva, Roberto Carlos, Ronaldão e Denílson. Os jogadores divulgaram o documento nas respectivas redes sociais.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
São Paulo — O Brasil não ficava dois jogos consecutivos sem sofrer gol desde o…
São Paulo — Técnicos italianos unem o passado e o presente de Brasil e Paraguai.…
São Paulo — A esperança do Paraguai de voltar à Copa do Mundo depois de…
São Paulo — O goleiro Alisson trabalha pela primeira vez com o técnico Carlo Ancelotti,…
São Paulo — O ex-tecnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, e o atual, Carlo Ancelotti,…
Quem será o cobrador de pênaltis do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes e…