Witzel, o breve, tem um esquema a la Cabral, segundo investigadores

O afastamento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, depois de uma leva de governadores presos, deixa perplexo o carioca que esperava ter encontrado nesse advogado uma esperança de dias melhores na área de segurança e o controle maior da corrupção. O que se viu, porém, de acordo com a decisão de hoje do Superior Tribunal de Justiça, foi um esquema parecido com aquele que levou o ex-governador Sérgio Cabral para a cadeia.

Há alguns anos, o escritório de Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador Sérgio Cabral, foi acusada de simular a prestação de serviços de advocacia para recebimento de propina. Agora, o escritório de Helena Witzel, a atual primeira-dama do Rio de Janeiro, é acusado de receber dinheiro de empresas ligadas ao empresário Mário Peixoto, que está preso, acusado de desvios na saúde. A primeira-dama e o governador foram alvos de busca e apreensão hoje.

Diante de 17 mandados de prisão e 72 de busca e apreensão de hoje, a aposta dos políticos mais experientes é a de que Witzel não volta mais ao poder, embora o afastamento seja por 180 dias.

Pastor Everaldo

Nessa operação, vários operadores e aliados do governador também foram presos, inclusive um dos seus coordenadores políticos, o presidente do PSC, Pastor Everaldo.

O pastor já foi deputado, candidato a presidente da República e foi próximo a todos os políticos mais conservadores do Rio, inclusive o presidente Jair Bolsonaro, a quem abriu as portas do voto evangélico. Bolsonaro, porém, se afastou dele e de Witzel no ano passado, ao ponto de se recusar a receber o governador.

O governo do Rio de Janeiro será a partir de hoje comandado pelo vice-governador Cláudio Castro, que tem como primeira missão assegurar aos cariocas que está fora de todo esse emaranhado que transformou Witzel em “o breve”.

Denise Rothenburg

Posts recentes

Congresso quer “amarrar” recursos para não deixá-los livres para o governo

Por Denise Rothenburg — Está com os dias contados o argumento do governo vitorioso no…

16 horas atrás

Relação entre governo e Congresso tem dois problemas insolúveis

Por Denise Rothenburg — Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha dito a jornalistas…

5 dias atrás

Detalhes da Reforma Tributária serão o grande teste para governo

Por Denise Rothenburg — Nas conversas do governo, a Reforma Tributária surge como um grande…

6 dias atrás

Lula não critica partidos, mas não poupa BC e mercado

Por Denise Rothenburg — No café da manhã com jornalistas, ontem, o presidente Luiz Inácio…

7 dias atrás

Lula está inconformado com derrotas no Congresso

Por Denise Rothenburg — O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, no…

1 semana atrás

Governo recebe os sinais do que precisa mudar na relação com o Congresso

Coluna Brasília/DF, publicada em 21 de abril de 2024, por Denise Rothenburg Nas conversas dos…

1 semana atrás