28% é suficiente? São suficientes?

Publicado em português

Na segunda, saiu mais uma pesquisa do Ibope.  Jair Bolsonaro continua na frente com 28% das intenções de voto dos eleitores. Comentaristas partiram para a análise dos números. Um deles concluiu: “28% não é suficiente para ganhar no primeiro turno”. Outro confirmou: “Realmente, os 28% não é suficiente”. Bobeou.

Regras e exceções

Há uma regra que diz: o verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Mas, na gramática como na vida, nem todos são iguais perante a lei. Alguns são mais iguais. É o caso do verbo ser. Ardiloso, ele ridiculariza autoridades, desclassifica candidatos, mata amores. Pior: confunde a cabeça dos crédulos que pensam que autoridade e jornalista não erram nem mentem jamais.

É suficiente

Não caia na armadilha. Com a expressão é suficiente, todo o cuidado é pouco. Se o sujeito dá ideia de preço, peso, medida, valor ou quantidade, o verbo fica no singular. Não se flexiona. Por isso, diga: Trinta pontos é suficiente. Vinte reais era suficiente para pagar o almoço. Dois quilos é suficiente para chegar ao peso ideal. R$ 29 mil é suficiente para contratação de assessores de bom nível.

Cilada

Nas frases dos comentaristas aparecem duas formas:

1. O percentual está livre e solto, sem companhia: 28% não é suficiente para ganhar no primeiro turno.

2. O percentual está acompanhado de artigo: Realmente os 28% não é suficiente.

Olho vivo! Se o numeral estiver antecedido de modificador (artigo, pronome), perde o privilégio. O verbo se torna igual aos demais. Concorda com o sujeito: Os 28% não são suficientes. Quaisquer 5 mil reais são suficientes para pagar a viagem. Uns dois quilos a mais seriam suficientes para ele recuperar o peso.

 Superdica

Todas as vezes que usar é suficiente, não se precipite. Pare e pense. O sujeito está determinado? Verbo no plural. Não está? É a vez do singular. Lembre-se: seguro morreu de velho.