O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participa na sexta-feira (17), de uma solenidade que marcará o início da construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), no município de Mara Rosa (GO).
O evento integra a programação do Setembro Ferroviário, mês dedicado pelo Governo Federal à expansão do transporte por trilhos no país, e será realizado no ponto onde a Fico se conectará à Ferrovia Norte-Sul (FNS). A previsão é que o presidente da República, Jair Bolsonaro, também participe do lançamento das obras.
Serão investidos R$ 2,7 bilhões na implantação de 383 quilômetros de novos trilhos, entre Mara Rosa e Água Boa (MT), interligando o Vale do Araguaia à FNS e favorecendo o escoamento da safra aos portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e, no futuro, Ilhéus (BA).
A construção da Fico foi possibilitada por investimento cruzado, utilizando a outorga da renovação antecipada de contrato com a Vale S/A pela Estrada de Ferro Vitória-Minas. Vale e Valec são parceiras na execução da obra, que deve gerar 4,6 mil empregos diretos e indiretos.
Assim, o empreendimento é fundamental à expansão da malha ferroviária, ao reequilíbrio da matriz de transporte e à redução do custo logístico para tornar o produto brasileiro mais competitivo no exterior.
A Fico poderá ser estendida futuramente até Lucas do Rio Verde (MT) – o Ministério da Infraestrutura já avalia pedido de investidor privado para construir e operar o trecho, por meio de autorização ferroviária.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …