O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participa na sexta-feira (17), de uma solenidade que marcará o início da construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), no município de Mara Rosa (GO).
O evento integra a programação do Setembro Ferroviário, mês dedicado pelo Governo Federal à expansão do transporte por trilhos no país, e será realizado no ponto onde a Fico se conectará à Ferrovia Norte-Sul (FNS). A previsão é que o presidente da República, Jair Bolsonaro, também participe do lançamento das obras.
Serão investidos R$ 2,7 bilhões na implantação de 383 quilômetros de novos trilhos, entre Mara Rosa e Água Boa (MT), interligando o Vale do Araguaia à FNS e favorecendo o escoamento da safra aos portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e, no futuro, Ilhéus (BA).
A construção da Fico foi possibilitada por investimento cruzado, utilizando a outorga da renovação antecipada de contrato com a Vale S/A pela Estrada de Ferro Vitória-Minas. Vale e Valec são parceiras na execução da obra, que deve gerar 4,6 mil empregos diretos e indiretos.
Assim, o empreendimento é fundamental à expansão da malha ferroviária, ao reequilíbrio da matriz de transporte e à redução do custo logístico para tornar o produto brasileiro mais competitivo no exterior.
A Fico poderá ser estendida futuramente até Lucas do Rio Verde (MT) – o Ministério da Infraestrutura já avalia pedido de investidor privado para construir e operar o trecho, por meio de autorização ferroviária.
Ricardo Alban fez um manifesto hoje contra a escalada de gastos públicos e a sobrecarga…
Conselho Federal de Contabilidade afirma que exigência do órgão é “inexequível” neste ano. Confederação Nacional…
Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…
Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório Por…
Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei foi necessário…
Coluna Capital S/A Por SAMANTA SALLUM A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…