654E94CB-C88B-4575-A2AE-E7A7FAEBE499

Bolsonaro inicia obra da Ferrovia de Integração Centro-Oeste

Publicado em Coluna Capital S/A

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participa na sexta-feira (17), de uma solenidade que marcará o início da construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), no município de Mara Rosa (GO).

O evento integra a programação do Setembro Ferroviário, mês dedicado pelo Governo Federal à expansão do transporte por trilhos no país, e será realizado no ponto onde a Fico se conectará à Ferrovia Norte-Sul (FNS). A previsão é que o presidente da República, Jair Bolsonaro, também participe do lançamento das obras.

Serão investidos R$ 2,7 bilhões na implantação de 383 quilômetros de novos trilhos, entre Mara Rosa e Água Boa (MT), interligando o Vale do Araguaia à FNS e favorecendo o escoamento da safra aos portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e, no futuro, Ilhéus (BA).

A construção da Fico foi possibilitada por investimento cruzado, utilizando a outorga da renovação antecipada de contrato com a Vale S/A pela Estrada de Ferro Vitória-Minas. Vale e Valec são parceiras na execução da obra, que deve gerar 4,6 mil empregos diretos e indiretos.

Assim, o empreendimento é fundamental à expansão da malha ferroviária, ao reequilíbrio da matriz de transporte e à redução do custo logístico para tornar o produto brasileiro mais competitivo no exterior.

A Fico poderá ser estendida futuramente até Lucas do Rio Verde (MT) – o Ministério da Infraestrutura já avalia pedido de investidor privado para construir e operar o trecho, por meio de autorização ferroviária.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*