ARI CUNHA – In memoriam
Visto, lido e ouvido
Desde 1960
com Circe Cunha e Mamfil;
colunadoaricunha@gmail.com;
Facebook.com/vistolidoeouvido
Instagram.com/vistolidoeouvido
Como uma proteção aos conterrâneos em tempos de guerra e tragédias nasciam as primeiras Santas Casas de Misericórdia pelo mundo. A primeira, foi criada em 1498, em Lisboa por iniciativa da esposa de João II, rainha Leonor de Lencastre que batizou a instituição de “Confraria de Nossa Senhora de Misericórdia”. No Brasil, antes da Constituição Imperial de 25 de março de 1824 já havia Santa Casa fundada em Santos, Salvador, Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo, entre outros estados. Com o correr do tempo, e a necessidade da população, surgiram com similar objetivo as Beneficências Portuguesas, Hospitais Filantrópicos das comunidades Judaica, Japonesa, Sírio-Libanesa, ou mesmo ligadas a movimentos da igreja Católica, Protestante, Evangélica, Espírita. Hoje são cerca de 2.100 instituições.
Com a chegada do Instituto Nacional de Previdência Social, as entidades filantrópicas passaram a fazer parte das políticas públicas. Iniciado o processo de crise intensa do financiamento da previdência social, os áureos tempos das Santas Casas, que viviam de doações, foram dando lugar a uma sucessão de crises. Com a Constituição de 88 os encargos e patrimônios do INAMPS foram herdados pelos SUS.
Hoje as santas casas e outros hospitais filantrópicos devem por volta de R$21 bilhões. O grande problema é a falta de reconhecimento do crasso erro de remuneração dos serviços prestados aos SUS. O pronto atendimento ao candidato esfaqueado em uma Santa Casa de alto nível como a de Juiz de Fora chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas. Com excelentes profissionais, várias delas tem sites com cartinhas de pacientes agradecendo o atendimento e a dedicação das equipes, o que prova a capacidade e qualificação dos funcionários que trabalham sem o reconhecimento de quem dá o suporte financeiro. São mais de 50% de toda a assistência prestada pelo SUS. Mas por falta de condições de trabalho em 2015, menos 11 mil leitos e 40 mil postos de trabalhos fechados.
Medida Provisória( 848/18) está em andamento para que linhas de crédito sejam criadas para socorrer as santas casas. Se votada, haverá a destinação de de 5% do programa anual de aplicações do FGTS para a criação de uma linha de crédito com o objetivo de socorrer aos hospitais filantrópicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde.
O diretor-geral da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), José Luiz Spilogon explica que o recurso servirá, sim, para garantir a manutenção de empregos ligados a esse serviço. “Os hospitais beneficiados pela MP têm 940 mil postos de trabalho ou pessoas empregadas em regime CLT e 184 mil médicos que trabalham como autônomos, todos pagam FGTS”, comenta. As informações foram pesquisadas na Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hosp. e Entidades Filantrópicas sediada no Setor Comercial Sul, em Brasília.
A frase que não foi pronunciada:
“Nada está tão ruim que não possa ser piorado um pouco mais.”
Dona Dita, assistindo o debate pela TV
Curso
Até o dia 31 desse mês, será possível fazer inscrição no curso à distância sobre o tema: “A dívida dos estados e a necessidade de auditoria.” Por 3 meses, com o início das aulas no primeiro dia de novembro. Mais informações no site da auditoriacidada.org.
Mais
Dois assuntos interessantes 1. Oportunidade Esaf: mestrado na Coréia do Sul. 2. I Seminário Nacional de Sustentabilidade do Legislativo – 2018. Veja os links no blog do Ari Cunha.
Link 2.: I Seminário Nacional de Sustentabilidade do Legislativo – 2018
Black Week
Pela primeira vez, a Tupperware Brands participa da Black Week, uma das melhores datas para o varejo. São mais de 50 itens com descontos de até 51%. Também no blog do Ari Cunha, as dicas para comprar mais barato.
Link de acesso ao site: https://www.tupperware.com.br/index
Educação
Glicínia Mendes, educadora e regente do Coral do Senado, leva o projeto do canto nas escolas para aproximar a meninada da arte e do civismo. No dia em que os vencedores dos Jogos Internos CEF 405 Sul receberam a premiação, o coro se apresentou. No repertório, músicas estrangeiras e brasileiras arrancaram aplausos efusivos. Escola organizada, com disciplina, alunos interessados, participativos e respeitosos. O Coordenador Pedagógico Aldcésar Nascimento e toda a equipe fazem um excelente trabalho.
Novidade
O grupo FQM traz para Brasília, no próximo dia 21 de outubro, a Corrida M5K – Mulheres em Movimento – McDonald’s 2018. O ponto de partida será no Parque da Cidade, às 7h. O evento, além de Brasília, será realizado, simultaneamente, em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
HISTÓRIA DE BRASÍLIA
E mais: somente ontem foi o mesmo ato referendado pelo ministro do Exterior, e mandado publicar. Assim, o sr. Sette Câmara permanecerá em Otawa até a publicação do ato, depois do que apresentará despedidas ao Corpo Diplomático no Canadá, e às autoridades. (Publicado em 02.11.1961)