A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) está com edital aberto para a realização do “DATATHON: Desigualdades Raciais no Serviço Público”, uma competição de inovação que promove o encontro de pessoas para solucionar desafios.
O objetivo é obter informações que possam subsidiar soluções de combate às desigualdades raciais no serviço público. A partir de dados disponíveis no InfoGov, o Datathon pretende receber dados articulados com conhecimentos prévios das equipes em forma de análise.
O edital é aberto ao público e destinado a servidores de órgãos ou instituições públicas, representantes de empresas, entidades privadas sem fins lucrativos, cidadãos brasileiros e estrangeiros em situação regular no país, a partir de 18 anos de idade.
As inscrições são individuais e podem ser feitas até 11 de novembro, por meio do site do evento. São ofertadas 75 vagas, e cada inscrição aceita deverá integrar-se a uma equipe do Datathon, composta por quatro a seis participantes. Os selecionados poderão formar, entre si, equipes por conta própria.
Serão realizadas atividades das 8h às 18h, com intervalo para o almoço das 12h às 14h, entre os dias 20 a 24 de novembro.
O Datathon receberá qualquer contribuição que forneça análise dos dados coletados e perspectivas interessantes. Para isso, são propostos seis desafios:
Desafio 1: o que os dados de autodeclaração (raça/cor) de pessoas servidoras revelam sobre as barreiras de acesso ao serviço público?
Desafio 2: onde vêm atuando as lideranças negras no serviço público ao longo do tempo?
Desafio 3: o que os dados de representatividade de pessoas negras em cargos de nível fundamental, médio e superior de escolaridade dentro do serviço público revelam?
Desafio 4: em quais as áreas ou setores de políticas públicas atuam pessoas servidoras negras?
Desafio 5: desafio livre: traga suas ideias e deixe a criatividade falar mais alto!
Desafio 6: o que interfere na ocupação de cargos e/ou funções de liderança por pessoas negras no serviço público?
Cada desafio é independente. As equipes poderão focar em um ou mais desafios, conforme o interesse dos integrantes. Todos os participantes receberão certificado, mediante presença em 80% da programação.
Além disso, serão selecionadas as três melhores entregas, que serão premiadas com troféus de reconhecimento e uma publicação com análises de dados feita pela própria ENAP.