MasterChef tem noite de emoções e muito choro

Compartilhe

Episódio do MasterChef de terça-feira (3/8) foi marcado pela alegria da participação especial de Naiara Azevedo e Fabiano Menotti e pela emoção de uma eliminação dolorida

A grande marca do episódio do MasterChef desta terça-feira (3/8) foram as lágrimas, sejam elas de alegria, sejam de tristeza. Tudo por conta de uma homenagem ao Dia dos Pais e de uma eliminação surpreendente e dolorosa.

Mas o começo do episódio foi em outro tom. Ao entrarem na cozinha, os amadores foram recebidos pelos cantores Naiara Azevedo e Fabiano Menotti. Eles estavam ali para anunciar a divertida prova do churrasco. Para levar tensão ao ambiente, a jurada Helena Rizzo lembrou que é gaúcha e que churrasco faz parte da memória afetiva dela.

A apresentadora Ana Paula Padrão avisa que a prova será disputada em equipes e que serão formados três times. Por ter vencido a prova da semana anterior, Sérgio será capitão e poderá escolher a cor do avental (azul) e quem cozinhará ao lado dele, formando uma espécie de dream team ao lado de Renato, Heitor, Ana Paula, Luiz e Pedro.

Os outros dois times foram formados de acordo com a vontade deles, que tiveram que se aglomerar (opa!) de acordo com a vontade de trabalhar juntos. O que tinha tudo para ser uma confusão foi bem tranquilo. Assim, o capitão André (vermelho) liderou Helena, Isabella, Amanda, Cristina, Juliana e Antônio. O brasiliense Tiago se surpreendeu ao ser escolhido o líder do time amarelo. Ele comandou Eduardo, Daphne, Kelyn, Márcio e Raquel.

Tiago lidera o time amarelo com maestria

O primeiro desafio era fazer porterhouse na brasa com acompanhamentos. “Nem eu sabia que podia ser líder”, disse o brasiliense. Mas ele foi. E foi um bom líder se julgarmos pela harmonia na bancada. Mas se o critério por organização…

Na equipe vermelha, confusão parece imperar. Amanda e o líder André não se entendem e ele, a certo ponto, dispara para a carioca: “quem pressiona aqui sou eu!”. Mas o rapaz é afobado e acaba derrubando um dos cortes no chão ao se queimar na churrasqueira. André não teve dúvida: sob protesto de parte do grupo, lavou a carne (que estava quase pronta) e voltou a peça para a churrasqueira. Do chão para a brasa.

Somente no fim, depois de muita reclamação de Helena e Amanda, ele optou por fatiar as outras carnes e dividir entre os jurados para não precisar usar a que caiu.

No lado azul, como parece ser a marca da liderança de Sérgio, a confiança é grande, proporcional ao tanto que o time parece desunido. Na hora do empratamento, Ana Paula opina que a batata usada para a salada estava crua e que o item não deveria ser servido. Mas Sérgio tem problemas de ouvir o que não quer e deixa pra lá.

O resultado pôde ser visto na avaliação de Helena, Henrique Fogaça e Erick Jacquin e dos convidados Naiara e Fabiano. O time amarelo ousou ao acrescentar banana grelhada com doce de leite como sobremesa. Eles levaram também molho bernaise, farofa e vinagrete com abacaxi grelhado. Os aventais vermelhos serviram molho chimichurri, farofa de bacon e salada de vinagrete. Já o azul competiu com uma carne (no ponto errado), chimichurri, farofa de alho, legumes e salada de batata crua ー ambos sem sal.

No fim da prova, o time de Tiago venceu ー até que ele sabe liderar! ー e subiu para o mezanino. Os outros ー com direito a um “eu avisei” de Ana Paula para o líder Sérgio ー ficaram para o segundo round.

Segundo round

Agora, com Fabiano cozinhando de azul e Naiara de vermelho, os times tiveram que apresentar um corte vindo do contrafilé. O mercado é caótico. “A gente entrou no mercado sem saber o prato que iria fazer”, reclamou Helena. Sem confiança no time, André deixa Cristina sem função e Helena com apenas uma tarefa.

O ponto divertido da prova foi a participação dos cantores Naiara e Fabiano trocando bem-humoradas provocações. Em uma delas Naiara definiu o time vermelho: “Aqui tem até plano F. Um deve dar certo”. Será?

O azul serviu um belo corte de ancho ao molho picante, legumes grelhados na churrasqueira e cartola de sobremesa. “Parece que fiz escola”, provoca Tiago. Apesar do pouco sal dos legumes e do excesso de queijo do doce, o time foi elogiado.

No lado vermelho, mais uma vez André fatiou a carne, decisão equivocada no caso do ancho, segundo os jurados. Eles também notaram falta de sal nos legumes e na batata ao murro e elogiaram o molho de cogumelos.

O veredito foi que o time vermelho perdeu a prova e está no desafio de eliminação.

Saiba como foi a eliminação no MasterChef

O time azul seguiu para a eliminação

Em homenagem ao Dia dos Pais, Henrique Fogaça mostra aos cozinheiros um prato em que lembra o próprio pai, João Gilberto Fogaça: peixe acompanhado de purê de cará com um toque de espumante, vinagrete de banana e azeite de coentro e bacon. A prova é replicar a receita. Para tanto, Fogaça mostra passo a passo a receita.

Antes de os amadores cozinharem, porém, João Fogaça entra no estúdio, surpreendendo o filho. Com um discurso sobre o orgulho que tem de Henrique, João levou Ana Paula Padrão às lágrimas e deixou muita gente no estúdio (e em casa) emocionado.

Prova de réplica é sempre difícil para os amadores, que não têm domínio de algumas técnicas. Por isso, Isabella presta muita atenção às explicações de Fogaça. “Você é boa aluna, hein! Uma cozinheira tem mesmo que estar atenta e ser curiosa. Parabéns”, diz Helena Rizzo ao provar o prato da atriz.

Um dos momentos mais tensos da prova foi quando Helena voltou à geladeira para buscar a manteiga que havia preparado e descobriu que ela não estava lá. “Essa não é a minha manteiga. Alguém pegou minha manteiga sem querer?”, perguntou. Mas ninguém se acusou. Detalhe: a manteiga que sobrou era a única que estava numa forma. “Eu escolho minhas batalhas. Essa não vai ser uma. Os ingredientes eram os mesmos…”, conformou-se

Na hora da apresentação dos pratos, Cristina “lembrou” que tinha colocado a manteiga numa forma e pediu desculpas a Helena. Curiosamente, a manteiga de Helena foi o ponto baixo do prato de Cristina e a de Cristina, segundo Jacquin, o único acerto do de Helena.

Os jurados foram duros com Helena, dizendo que ela não respeitou Fogaça e que aquela não era uma reprodução e, sim, uma releitura. Mais lágrimas ー desta vez, amargas.

As avaliações foram seguindo e os cozinheiros do mezanino já começavam a discutir votos. Era um tal de “eu prometi voto para essa pessoa” que está transformando o MasterChef quase num BBB. O Mezanino é o confessionário.

No fim das contas, Isabella e Juliana foram os destaques positivos, com Isabella levando a vitória. Cristina e Amanda foram as medianas. E o cenário que todos temiam estava feito; os queridos André, Antônio e Helena estavam na berlinda. Em votação apertada, Márcio anunciou que o salvo seria André.

“Essa era uma prova de réplica. Quem esteve mais próximo do prato original vai ficar”, disse Jacquin antes de decretar a eliminação de Antônio. Muito emocionada, Helena pôde levar o amigo até a porta. Ela foi consolada por Isabella e Heitor refletiu: “Helena precisa se reconectar com a cozinha dela”. Precisa mesmo!

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

3 dias atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

1 semana atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

1 semana atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

1 semana atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

1 semana atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

1 semana atrás