Novela Explode coração volta, no Viva, nesta segunda-feira

Compartilhe

Explode coração, a novela que tinha o cigano Igor, volta a ser exibida, desta vez no Viva. Lembra da trama de Glória Perez?

Começa nesta segunda-feira (29/1) a reprise de mais uma novela no canal Viva. Desta vez a escolha foi polêmica: Explode coração, de Glória Perez, não é exatamente uma unanimidade e ficou mais conhecida como a novela que tinha o cigano Igor, personagem que iniciou e praticamente encerrou a carreira de Ricardo Macchi.

Exibida originalmente em 1995 na faixa das 21h, a trama tinha direção de Dennis Carvalho. A cultura cigana era o principal mote de Explode coração. Mas é Gloria Perez, né… então a gama de assuntos não acaba aí. Tinha inclusão digital (a internet estava engatinhando no Brasil), crianças desaparecidas, amor entre um homem bem mais novo que a mulher e preconceito contra travestis. O elenco da novela mesclava nomes consagrados como Laura Cardoso, Edson Celulari, Paulo José e Teresa Seiblitz com outros que hoje são bem conhecidos, casos de Eliane Giardini e Leandra Leal. Regina Dourado e Rogério Cardoso brilharam como o casal Lucineide e Salgadinho.

No Viva, Explode coração vai ao ar às 23h30, com reprise no dia seguinte, às 13h30. Vai resistir a relembrar a trama?

Lembre as principais histórias de Explode coração!

Julio Falcão e Dara
Mila
Odaísa
Ianca
Lola

Os ciganos
Dara Sbano (Tereza Seiblitz) e Igor Nicolich (Ricardo Macchi) são ciganos que não se conhecem, mas, por força do acordo firmado pelos pais deles, devem se casar. Ele está feliz com a possibilidade de levar os costumes ciganos adiante, mas ela não está muito animada em se casar tão nova. Dara tem planos de estudar e trabalhar para ter o próprio sustento, o que deixa os pais dela, Jairo (Paulo José) e Lola (Eliane Giardini), desesperados. Os pais de Igor, Pepe (Stênio Garcia) e Luiza (Ester Góes), também estão comemorando a manutenção das tradições ciganas.

A mocinha vai fazer de tudo para conseguir fugir das amarras impostas pela tradição. Mas terá algumas dificuldades, como a família. A irmã mais nova de Dara, Ianca (Leandra Leal), por exemplo, faz uma pressão enorme para que Dara se casar porque, pelas tradições, a irmã mais velha sai de casa primeiro.

As tradições ciganas fazem com que Dara tenha um respeito muito grande pelos mais velhos. É assim que começa a amizade dela com Augusto (Elias Gleizer), avô de Serginho (Rodrigo Santoro), um amigo que ela conhece na faculdade. Rejeitado pelos familiares, Augusto encontra em Dara uma espécie de neta.

A internet
Em busca de uma vida mais independente, Dara faz cursinho pré-vestibular escondida dos pais. E é lá que ela tem contato com a internet. E com o amor virtual. Ela começa a conversar com Júlio Falcão (Edson Celulari) pela internet. O casamento dele com Vera (Maria Luisa Mendonça) não anda nada bem e, quando ele e Dara, se conhecem pessoalmente, logo se apaixonam.

Mas ela não consegue driblar a família e acaba se casando com Igor, mesmo estando grávida de Júlio. O cigano até entende a situação e corta o pulso para forjar a perda da virgindade de Dara com ele ー exibir essa prova é uma tradição para eles. A prova de amor que Igor dá a Dara é respeitar a gravidez dela e o fato de a criança não ser filho dele. No último capítulo, ele entrega o filho a Júlio e volta para a comunidade cigana de onde saiu.

Outro casal formado pela internet é Edu (Cássio Gabus Mendes) e Yone (Débora Evelyn). O rapaz se descreve como um galã, sarado e rico na rede. Na verdade, ele mora no subúrbio e não tem muita afeição pela academia. A confusão aumenta quando os papos virtuais vão para o mundo real.

Amor não tem idade
Beth (Renée de Vielmond) é ex-mulher do padrasto de Serginho e, por isso, eles se conhecem há algum tempo. A relação deles se estreita somente quando eles se apaixonam um pelo outro e decidem assumir esse romance, mesmo ela tendo 20 anos a mais que ele. As famílias dos dois são contra e o fato de eles estarem em fases diferentes da vida não ajuda. Com tudo isso, eles conseguem ser felizes e ela termina a trama grávida dele.

A travesti
Bem antes da Ivana (Carol Duarte) de A força do querer, Gloria Perez tocou no assunto de homofobia. Em Explode coração o tema era o foco de Sarita (Floriano Peixoto), travesti que enfrentava o preconceito com bom-humor. Pelo menos era o que aparentava, pois, quando estava sozinha, Sarita sofria por ser alvo de ações homofóbicas.

Crianças desaparecidas
Vira e mexe Gloria Perez inclui uma campanha social em suas novelas. Em Explode coração foi a vez do drama de mães de crianças desaparecidas. Empregada doméstica na casa de Dara, Odaísa (Isadora Ribeiro) perdeu o filho Gugu e se juntou ao grupo Mães da Cinelândia . Assim como as outras mães do grupo, Odaísa não perdeu a esperança de ter o filho de volta. A campanha foi um sucesso e, segundo o site Memória Globo, mais de 60 crianças foram encontradas graças aos depoimentos de mães e fotos dos filhos que eram exibidos no fim de cada capítulo.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

4 dias atrás

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

7 dias atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

2 semanas atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

2 semanas atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

2 semanas atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

2 semanas atrás