TV tem opções para quem gosta e para não gosta de carnaval. Confira!

Compartilhe

É tempo de folia! Carnaval invade a televisão com programação especial dedicada a farra do Momo. Mas também há opções para que não curte a festa e quer de reality shows a programas sobre arte.

Por Adriana Izel e Vinicius Nader

O carnaval vai muito além das ruas. As saídas dos blocos, os desfiles das escolas de samba, as melhores fantasias e tudo em torno da folia momesca também acaba invadindo outros lugares. A televisão é um desses locais. Se não deu para viajar ou até bateu o cansaço, mas você não quer perder a folia, a tevê pode ser uma forma de celebrar o feriado e entrar no clima. Confira algumas programações das tevês fechada e aberta dedicadas ao carnaval!

Pelo oitavo ano seguido, o canal SBT comprou os direitos para ser a emissora oficial do carnaval de Salvador, um dos mais tradicionais do Brasil, ao lado do Rio de Janeiro. A programação tem início em 9 de fevereiro, à 0h30, e segue até o dia 13, mostrando toda a folia baiana no circuito Barra/Ondina.
Intitulado de SBT Folia 2018, a programação será comandada por três apresentadores: Helen Ganzarolli, Nadja Haddad e Léo Sampaio. A atração também terá participação especial do comediante Tiago Barnabé levando personagens para as ruas de Salvador, como imitações de Ivete Sangalo e Narcisa. Na internet, estarão os bastidores da transmissão no site http://www.sbt.com.br/sbtfolia.

Momento das escolas

Os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro continuam sendo um privilégio da Rede Globo. No chamado Carnaval Globeleza, em menção à tradicional vinheta do canal, a emissora transmite ao vivo a passagem das agremiações nas passarelas.

No entanto, como tem acontecido há alguns anos, o canal deve começar a exibição ao vivo apenas após a passagem da primeira escola de samba e no meio do desfile da segunda agremiação. O motivo é que a Globo tem evitado diminuir o tempo de seus programas, já que os desfiles começam às 21h, quando o canal exibe atrações como O outro lado do paraíso e até a 18ª edição do Big brother Brasil.

A programação dos desfiles começa com as agremiações de São Paulo, que em 9 e 10 de fevereiro colocam o grupo especial na avenida. Já nos dias 11 e 12 de fevereiro é a vez de as escolas do Rio de Janeiro passarem pela passarela e pela tevê. As apurações das notas são exibidas na Globo nos dias 13 e 14, respectivamente.

Celebração à música baiana

2017. Crédito: Rodrigo Maia/Divulgação. Daniela Mercury durante o documentário Axé: Canto do povo de um lugar, de Chico Kertész.

No ano passado, em comemoração aos 30 anos da axé music, o cinema exibiu o longa-metragem Axé: Canto do povo de um lugar. Um ano depois, o documentário, de direção de Chico Kertész, chega às telinhas.

O canal GNT comprou os direitos de exibição do filme e, desde o último dia 1º, tem o longa-metragem disponível no serviço on-demand GNT Play. Na televisão, o documentário será exibido em 11 de fevereiro, na madrugada de sábado para domingo, à 0h30.

Axé: Canto do povo de um lugar reúne depoimentos de artistas da axé music, músicos de outros estilos musicais, especialistas e críticos musicais para montar o panorama do ritmo baiano. O filme mostra desde o momento de ascensão nos anos 1990 até a decadência nos anos 2000, causado pela fortificação de outros estilos.

Bastidores da folia

Na RedeTV!, a programação terá como foco os bastidores do carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ao longo dos quatro dias de folia, Nelson Rubens e Flávia Noronha comandam a transmissão ao vivo mostrando os momentos por trás das câmeras da passagem das agremiações no sambódromo, como a presença das celebridades.
O programa intitulado Bastidores do carnaval será exibido de sexta a segunda-feira, das 23h às 3h, quando o canal volta para a programação normal. Esse é o 17º ano consecutivo que a emissora aposta nesse tipo de cobertura. Já na terça-feira, a partir das 22h45, o canal mostra os melhores momentos

Cobertura comemorativa

Neste ano, a programação da Band Folia dedicada ao carnaval completa 25 anos. Para comemorar a data, o canal fará uma ampliação da cobertura nacional com transmissão a partir de sexta-feira e seguindo até a madrugada da quarta-feira de cinzas acompanhando as folias de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.
A noite de abertura é com a cantora Daniela Mercury, em Salvador. Na capital baiana, o canal mostra ainda os shows de Léo Santana (quinta), Psirico (sexta), Carlinhos Brown (sábado e segunda), Timbalada (domingo) e Harmonia do Samba (terça), além de acompanhar os circuitos Barra/Ondina (com apresentação de Betinho e Ligia Mendes e reportagens de China e Erico Aires) e Campo Grande, com Juliana Guimarães.

Em São Paulo, com o Sampa Folia, a apresentação ficar por conta de André Vasco conferindo os blocos de rua e os agitos dos camarotes no Sambódromo com apoio dos repórteres Aline Mineiro, Amanda Ramalho, Fernanda Lacerda, Lucas Maciel, Márcio Gontijo e Victor Sarro. Na cidade maravilhosa, o comando ficará a cargo de Amaury Jr., que estará sábado no tradicional baile do hotel Copacabana Palace.

Opções longe do confete e da serpentina

Se a ideia do seu carnaval é passar longe do agito, não se preocupe. Tem programa para você na televisão também. O Arte 1 é um dos canais que podem ser a sua parada obrigatória. Todo domingo, às 20h30, a emissora exibe o Comtexto. Na segunda temporada, o jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto comanda entrevistas direto da biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo, um cenário que, por si só, já vale a audiência. Num clima de conversa, ele recebe autores, editores e ilustradores. A temporada já contou com a presença de nomes como Ana Miranda, Juca Kfouri e Milton Hatoum.

Em Menos é demais, as apresentadoras tentam dar um freio no consumo excessivo de famílias brasileiras

A literatura também é assunto da primeira temporada de Eu te dedico, série documental de seis episódios co-produzida pelo Arte 1 e pela Academia de filmes sobre as histórias por trás de dedicatórias de livros. No sábado de carnaval, às 11h, o episódio previsto é o que se debruça sobre a graphic novel Maus, do sueco Art Spiegelman.

É fã de reality show? O Discovery faz uma maratona de Largados e pelados — A tribo, no sábado de carnaval, a partir das 18h. No primeiro episódio da produção, doze pessoas — seis homens e seis mulheres — são soltas numa selva na Colômbia. Durante 40 dias e 40 noites, eles terão que lutar pela sobrevivência, buscando comida e abrigo. O detalhe: é sem roupas. Os oito episódios serão exibidos em sequência.

Já no Home&Health, a pedida é aproveitar o carnaval para refletir um pouco sobre nossos hábitos de consumo. No próximo domingo, o canal exibe dois episódios seguidos de Menos é demais, a partir das 18h. A atração comandada por Chiara Gadaleta e Fê Cortez mostra famílias brasileiras acostumadas à extravagância desafiadas a viver gastando e consumindo bem menos.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Samuel Melo: o ator mirim cresceu e tornou-se príncipe

Revelado aos 9 anos vivendo um menino escravo traficado, o carioca de 34 anos, nascido…

5 dias atrás

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

1 semana atrás

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

2 semanas atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

3 semanas atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

3 semanas atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

3 semanas atrás