A viagem entra para o catálogo do Globoplay

Compartilhe

Mal terminou no Viva, A viagem passa a ser oferecida na plataforma de streaming. Preguiça ou qualidade?

Tem mais ou menos um ano que o Globoplay premia os noveleiros de plantão com uma novela antiga no catálogo a cada 15 dias. A iniciativa é louvável, mas gera algumas dúvidas quando o título escolhido acaba de ser exibido no Vale a pena ver de novo ou no Viva, a ponto de estar fresquinho na memória do público.

É o caso de A viagem (1994). Não que a novela de Ivani Ribeiro seja ruim ー ela é muito boa! Mas a proximidade da última reprise do folhetim, que terminou há um mês no Viva, atrapalha um pouco a experiência. Além disso, A viagem foi reprisada no Vale a pena ver de novo em 1997 e em 2006 e no próprio Viva em 2014.

De qualquer maneira, é bom saber que temos ao alcance de um app (de navegação ruim, vale frisar) o amor etéreo de Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antonio Fagundes). Com pegada espiritual A viagem conquistou todo tipo de público e ainda tem o que talvez seja o melhor papel de Guilherme Fontes na TV como Alexandre. Outros atrativos são o texto de Ivani Ribeiro, uma craque, e as atuações de nomes como Laura Cardoso, Miguel Falabella e Cláudio Cavalcanti.

Relembre os personagens de A viagem

Diná (Christiane Torloni) – Filha de dona Maroca (Yara Cortes), irmã de Raul (Miguel Falabella), Estela (Lucinha Lins) e Alexandre (Guilherme Fontes). É dona de uma locadora de vídeo. Bonita, elegante, meiga, inteligente, muito ligada à família. Vive uma relação conturbada com o marido, Téo (Maurício Mattar), com quem tem uma filha, Patty (Viviane Ribeiro). É extremamente ciumenta. Adora a mãe e os irmãos, e tem muita afinidade com Estela desde pequena. Recusa-se a enxergar os maus passos de Alexandre, a quem sempre defende. Após se separar de Téo, ela se envolve com o advogado Otávio Jordão (Antonio Fagundes), com quem forma o casal protagonista da novela.

Otávio Jordão (Antonio Fagundes) – Advogado criminalista, viúvo, pai de Dudu (Daniel Ávila) e Júnior (Felipe Martins). Homem justo, empenha-se em colocar Alexandre na cadeia. Apaixona-se por Diná, com quem forma o casal protagonista.

Alexandre Veloso (Guilherme Fontes) – Rapaz sem caráter, maldoso, vingativo. Filho caçula de dona Maroca. Morre no início da trama e passa a atormentar os que julga responsáveis por seu trágico destino.

Estela (Lucinha Lins) – Inteligente, forte, cria sozinha a filha adolescente, Bia (Fernanda Rodrigues) porque o marido, Ismael (Jonas Bloch), a abandonou há muitos anos. É mais fechada e contida do que a irmã, com quem tem uma forte ligação. Trabalha num escritório, mas também faz artesanato, que vende para os amigos, e na locadora de Diná. No decorrer da trama, envolve-se com Alberto (Cláudio Cavalcanti).

Raul Veloso (Miguel Falabella) – Casado com Andrezza (Thaís de Campos). Homem de princípios rígidos. No início da trama é muito querido pela sogra, Guiomar (Laura Cardoso), e não entende quando ela passa a odiá-lo.

Dona Maroca (Yara Cortes) – Mora com Diná. Mulher bondosa e meiga, que adora a neta Patty.

Téo (Maurício Mattar) – Jovem arquiteto, carismático. Sofre com os ciúmes exagerados de Diná. No decorrer da trama, separa-se dela e envolve-se com Lisa (Andréa Beltrão).

Lisa (Andréa Beltrão) – Namorada de Alexandre. Bonita e sofrida, sustenta a casa, já que o pai, Agenor (John Herbert), vive desempregado, e o irmão, Zeca (Irving São Paulo), é um músico sonhador e sem dinheiro. Ao longo da trama, envolve-se com Téo.

Zeca (Irving São Paulo) – Romântico, sonha tornar-se um músico famoso.

Agenor (John Herbert) – Homem simples e rude. Está sempre procurando emprego, mas não aceita nenhum porque acha todos aquém da sua capacidade.

Guiomar (Laura Cardoso) – Mãe de Andrezza e sogra de Raul, de quem gosta como se fosse um filho. Em determinado momento, sob a influência do espírito de Alexandre, passa a detestar o genro, sem que ninguém entenda a razão. Mora na fazenda, mas sempre visita a filha.

Andrezza (Thaís de Campos) – Vive muito bem com o marido e não entende como a sua vida muda de uma hora para a outra.

Tibério (Ary Fontoura) – Curioso e divertido, mora na pensão de Cininha (Nair Bello) e trabalha no escritório com Estela, por quem nutre uma secreta paixão. Fala sozinho e escuta vozes.

Alberto (Cláudio Cavalcanti) – Amigo de Otávio e médico da família. Espiritualista. Envolve-se com Estela.

Carmem (Suzy Rêgo) – Jovem e bonita, se enfeia para trabalhar na locadora de Diná porque conhece os ciúmes da patroa. Teve um amor misterioso no passado. No decorrer da trama, descobre-se que foi noiva do mascarado Adonay (Breno Moroni).

Adonay (Breno Moroni) – Homem misterioso, que está sempre fantasiado, escondendo o rosto. Ao longo da novela, revela-se o ex-noivo de Carmem, que ficou desfigurado após um grave acidente.

Cininha (Nair Bello) – Dona de uma pensão, aluga quartos. Alegre, divertida, está sempre de bem com a vida. É apaixonada por Tibério.

Padilha (Renato Rabello) – É o faz-tudo da pensão de Cidinha. Um tipo muito divertido. Ajuda na cozinha, faz compras etc.

Geraldão (Cláudio Mamberti) – Tipo alegre e curioso que mora na pensão de Cininha.

Naná (Keila Bueno) – Pensionista de Cininha, veio do interior e adora música. É namorada de Zeca.

Ednéa (Mara Manzan) – Trabalha no escritório com Estela, Tibério e Regina (Mara Carvalho).

Fátima (Lolita Rodrigues) – Dona do salão de beleza onde Lisa trabalha.

Julião (Gésio Amadeu) – Administrador da fazenda de Guiomar, marido de Zulmira (Solange Couto). Tem orgulho da mulher e não faz nada sem consultá-la.

Bia (Fernanda Rodrigues) – Filha de Estela e Ismael, sonha com a volta do pai. Sai todos os dias de bicicleta à procura dele, idealizando a figura paterna.

Ismael (Jonas Bloch) – Mau-caráter que abandonou mulher e filha e retorna disposto a conquistar a confiança da jovem, embora não tenha apego por ela.

Queiroz (Ricardo Petraglia) – Secretário de Otávio, a quem admira muito. Casado, tem duas filhas. É simplório e gosta das coisas muito certinhas.

Glória (Denise Del Vecchio) – Governanta da casa de Otávio. Cuida dos filhos dele como se fossem sua família.

Dudu (Daniel Ávila) – Filho mais jovem de Otávio. Tem uns 12 anos, e está na fase de colecionar tudo o que gosta.

Junior (Felipe Martins) – Filho mais velho de Otávio. Adora o pai, que considera seu amigo e ídolo. No começo da trama é um “mauricinho”. Depois, torna-se um rebelde.

Zulmira (Solange Couto) – Mulher de Julião. Adora mexer com a terra e gosta de animais. Tem um enorme coração.

Regina (Mara Carvalho) – Trabalha com Estela no escritório e finge ser sua amiga, mas é falsa e traidora.

Mauro (Eduardo Galvão) – Sócio de Téo no escritório de arquitetura, tem inveja do amigo porque os clientes o procuram mais, e também porque admira Diná.

*Fonte: Memória Globo

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

19 horas atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

6 dias atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

7 dias atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

7 dias atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

1 semana atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

1 semana atrás