Altas horas: diálogo eficiente com jovens

Compartilhe

Serginho Groisman é o melhor interlocutor com os jovens na tevê aberta brasileira. Altas horas tem pecados, mas acerta na maioria das vezes.

É no mínimo curioso que um cara de 66 anos seja o principal interlocutor com os jovens da tevê aberta brasileira. Pois é o que acontece quando Serginho Groisman entra todo sábado no ar com o Altas horas. O programa, há 16 anos na Globo, traz um mosaico com bate papo descontraídos sobre sexo, entrevistas com personagens antenados, números musicais diversos e bom humor.

É como o próprio slogan ostenta: “vida inteligente na madrugada”. Aliás, a madrugada é um dos pontos fracos do Altas horas: o horário, além de ser ingrato, é flutuante e depende do resto da programação da emissora para entrar no ar. Tendo cada sábado um horário fica difícil fidelizar a audiência.

A plateia, composta em sua maioria por universitários, é o grande diferencial do Altas horas. A intimidade de Serginho Groisman com esse universo não vem de hoje — ele comandou o Programa livre, no SBT, antes, lembra? E é essa proximidade que faz da atração global uma boa alternativa para as madrugadas de sábado (ok… boa alternativa para as madrugadas de sábado talvez seja uma balada animada, mas o Multishow reprisa o programa domingo à tarde e a internet, nossa amiga de todas as horas, está aí pra isso, né?). Serginho não trata o jovem como se ele fosse um ET ou um ser completamente alienado. A conversa flui de igual para igual.

Especialmente quando os jovens assumem o microfone, seja para atacar de entrevistadores, seja para tirar dúvidas sobre sexo. No primeiro caso, eles são os responsáveis pela condução das entrevistas com os convidados — atores, cantores, esportistas, políticos, enfim… A gama costuma ser grande.

A participação de Laura Muller é um dos momentos mais aguardados do Altas horas

O único problema aí é que os jovens não se preparam antes (talvez eles não saibam quem vai estar no programa no dia da gravação) e acabam “chovendo no molhado” nas perguntas. É nessa hora que Santo Serginho mostra que fez o dever de casa e faz a coisa fluir.

No segundo caso, o bate-papo sobre sexo é um dos momentos mais aguardados do Altas horas. O tradicional quadro conta com a participação da sexológa Laura Muller, que responde com a maior desenvoltura a dúvidas que vão das mais simplórias às mais estranhas. Ela e Serginho deixam a meninada à vontade para fazer as perguntas que os amigos mandaram fazer (claro… a dúvida nunca é do adolescente ou do jovem!) e Laura só perde a linha mesmo quando recebe uma cantada mais assanhada de um menino.

“Quando você acha que tudo já foi perguntado você vê que a gente não sabe nada”

Altas horas sempre tem novidades

Os números musicais também costumam ser um ponto alto do programa. Atrações nacionais e internacionais já subiram ao palco do Altas horas, sempre se apresentando ao vivo. Isso é um diferencial e tanto!

Marco Luque é uma das novidades da atual temporada do Altas horas

Para apresentar ao jovem sempre novidades na área musical, o programa recebe quase todo sábado uma banda com pouco tempo de carreira para ocupar o que antes era o lugar da banda Altas horas, formada apenas por mulheres. Aliás, a destituição do grupo foi uma bola fora da atual temporada do programa, que ainda veio com outras duas novidades.

A primeira é um quadro onde um jovem da plateia assume o papel de protagonista e conta a própria experiência para que isso sirva de inspiração para outros jovens. São meninas que lutaram contra preconceito racial ou de gênero ou meninos que convivem com HIV positivo. A segunda é a presença do ator Marco Luque fazendo vários personagens durante o programa, como Ed Nerd, Jackson Faive e, é claro, Mustafari.

Talvez seja esse frescor que a juventude esteja buscando ao ligar a tevê. Um programa que não o trate como idiota e que o divirta. Simples assim!

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

22 horas atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

6 dias atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

7 dias atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

7 dias atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

1 semana atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

1 semana atrás