Amor & Sexo Amor e sexo mescla discussões sérias com diversão Fernanda Lima no programa Amor e sexo

Por que sexo ainda é um tabu na tevê brasileira?

Publicado em Programas

Poucos programas se dedicam de maneira séria a falar sobre o assunto. E quando o fazem, a repercussão muitas vezes é negativa. Atenção: precisamos falar sobre sexo na tevê brasileira!

 

Em pleno 2017 sexo ainda é um tabu na tevê brasileira. O assunto é pouco discutido, embora apareça algumas vezes perdido na programação, como em atrações esporádicas da MTV, e tenha lugar cativo em produções como Amor & sexo, Altas horas e GloboNews em pauta. A verdade é que precisamos deixar a vergonha de lado e falar mais sobre sexo.

 

Como o próprio nome indica, o Amor & sexo, exibido às quintas na Globo, se dedica exclusivamente ao tema. Mas esqueça termos técnicos e discussões teóricas sobre o assunto. Esqueça também cenas apelativas. Ali, tudo é levado no bom humor. O programa poderia se chamar Amor, sexo e diversão sem nenhum problema.

O ator Ney Latorraca é um dos convidados de hoje no Amor & Sexo
O ator Ney Latorraca é um dos convidados de hoje no Amor & Sexo

Mas, como não estamos preparados ainda para falar sobre o assunto, Amor & sexo costuma bombar nas redes, com comentários se dividindo entre comemorações e opiniões escandalizadas. Há cerca de 15 dias, por exemplo, o nu frontal de um modelo viralizou, expondo o quanto a exposição do corpo e o sexo ainda chocam o brasileiro. Pelo menos a discussão é colocada na mesa. A edição desta quinta (23/2) tratará sobre sexo na terceira idade e terá, entre outros convidados, os atores Betty Faria e Ney Latorraca.

 

Papo sério sobre sexo

Participante da bancada de discussão do Amor & sexo, mas com atuação um pouco apagada pelos outros, a sexóloga Regina Navarro Lins tem um espaço semanal, às sextas, no Em pauta, da GloboNews.

 

Saem de cena as firulas de Fernanda Lima e companhia. Ali, ela fala sobre um tema ligado a sexo, como fantasias ou amor a três, e acende um debate seguido pelo âncora Sergio Aguiar e pelos jornalistas do programa — geralmente às sextas estão Eliane Cantanhêde, Sandra Coutinho e Thaís Herédia.

Regina Navarro Lins fala sobre sexo na tevê aberta e na GloboNews
Regina Navarro Lins fala sobre sexo na tevê aberta e na GloboNews

O assunto sexo gera muita curiosidade nos adolescentes. E, se não começarmos a falar com eles, como o quadro de transformar o debate mais natural mudará? Não mudará, né?

 

Por isso, um dos momentos de mais repercussão do Altas horas, aos sábados na Globo, é quando o apresentador Serginho Groismann recebe a sexóloga Laura Muller para esclarecer dúvidas do público.

 

De uma maneira natural e de fácil compreensão e sem ridicularizar a meninada, Laura fala de assuntos importantes, como doenças sexualmente transmissíveis, iniciação sexual e até violência. E ela tira de letra os assuntos que “os amigos dos adolescentes mandam perguntar”. A única coisa que a deixa sem graça é quando os meninos aproveitam para dar uma cantada nela.

 

Brincando, falando sério, respondendo perguntas, com números musicais…. Não importa! O que precisamos é falar mais — de maneira clara e instrutiva — de sexo na tevê brasileira.