Sem concurso há nove anos, vereador solicita novo concurso para guardas em Manaus

Publicado em Concursos, segurança

Karolini Bandeira*- Foi solicitada ao prefeito de Manaus (AM), David Almeida, durante sessão parlamentar na Câmara Municipal na última segunda-feira (15/2), a realização de novo concurso público para a carreira de guarda municipal. O pedido foi feito pelo vereador  Capitão Carpê (Republicanos), que afirmou que o efetivo de 434 servidores não é suficiente para atender as demandas, além de expõr ainda mais os guardas que carecem de melhor remuneração, melhores condições de trabalho e outras necessidades.

 

“Se faz necessário solicitar um novo concurso público para aumentar o contingente da guarda. Pretendo buscar e implantar conhecimento para melhorar a estrutura. Precisamos prestar um serviço com mais segurança, dando mais condições, curso de formação, projeção salarial, conhecimento teórico e prático aos nossos guardas”, reforçou o vereador.

 

O parlamentar chegou a demonstrar indignação com a atual condição de trabalho dos guardas durante o discurso. De acordo com Carpê, os profissionais sofrem com insegurança,  estrutura de trabalho precária e ausência do equipamento de defesa. “Nossa guarda está sucateada é necessário reorganizar com urgência”, afirmou.

 

Nove anos sem concurso

O último concurso público para a Guarda Municipal de Manaus (AM) foi aberto em 2012. O certame ofereceu 293 oportunidades imediatas e formação de cadastro reserva para a função. Na época, a remuneração foi de R$ 900 mais benefícios. Os candidatos passaram por prova objetiva, avaliação médica, exame psicológico e teste de aptidão física. Para exercer o cargo, é necessário possuir ensino médio completo e altura mínima de 1.65. Saiba mais sobre a seleção! 

 

 

 

*Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco