A Controladoria-Geral da União (CGU) informou ao Papo de Concurseiro que vai protocolar um novo pedido de autorização de concurso público até 31 de maio. Ainda estão sendo definidos os quantitativos e cargos que serão pleiteados. Mas, o último concurso da CGU foi realizado em 2012 e atualmente há 3.129 cargos vagos no órgão.
Do total de vagas desocupadas, há 1.718 cargos vagos de técnico federal de finanças e controle (TFFC) e 1.411 cargos vagos de auditor federal de finanças e controle (AFFC).
Ministro fala em 375 vagas
O ministro da CGU, Wagner Rosário, falou em entrevista à Jovem Pam, que um novo edital deve ser divulgado em 2022, com 375 vagas. Segundo ele, as vagas serão para auditores e técnicos,.
”Se Deus quiser, eu tive reunião essa semana com o ministro Paulo Guedes, nós vamos estar abrindo concurso ano que vem para 300 auditores e 75 técnicos”.
Último concurso
A CGU realizou em 2021 um concurso público que ofereceu 250 vagas para analistas de finanças e controle. Mais de 19 mil candidatos se inscreveram. De acordo com o documento, a remuneração para o posto atingia cifra de R$ 12.960,77.
A Esaf contabilizou uma concorrência média de 79 pessoas por cada chance. A área que mais recebeu inscrições foi a administrativa (5.848).
Para participar da seleção, foi necessário possuir nível superior completo em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Há chances nas áreas administrativa, de correição, comunicação social, auditoria e fiscalização, tecnologia da informação e prevenção e auditoria.
Os servidores foram lotados no órgão central, no Distrito Federal, e nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Veja o edital.