fachada Sefaz/PR

Sefaz/PR forma nova comissão de novo concurso para auditores fiscais

Publicado em Carreira fiscal, Concursos Públicos

Karolini Bandeira*- O concurso para auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefaz/PR) teve comissão organizadora definida. A equipe é responsável pelos trâmites iniciais do certame e pela contratação da banca organizadora. Conforme publicado no Diário Oficial do Estado, a comissão é formada por cinco servidores.

São eles:

  • Luciano Carvalho Grade (presidente)
  • Arquilea Adriana Moresco
  • Agnaldo Herminio de Carvalho Dias
  • Mário Sérgio da Silva Brito
  • Luísa Regina Mazer

Ainda segundo o documento, a comissão deverá indicar também a necessidade de agentes profissionais do QPPE no âmbito da Receita Estadual, incluindo suas especializações.

Edital em 2022

O secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Júnior, confirmou, ao Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) em abril, a publicação do próximo edital de concurso público para auditores fiscais em 2022.  O atual déficit no quadro de pessoal da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz PR) preocupa o secretário: “A Secretaria da Fazenda do Paraná, a exemplo de outras no Brasil, apresenta uma deficiência enorme de pessoal. As pessoas foram envelhecendo, saindo e não foram substituídas. Há uma perda de quadros profissionais, de gente qualificada e a memória vai se perdendo.”

Comissão formada para agente fazendário

A Sefaz/PR também instituiu, em agosto, a comissão do concurso para a carreira de agente fazendário. Os membros ficarão responsáveis por dar continuidade aos trabalhos já iniciados por outra comissão designada em 2019. Apesar deste anúncio, ainda não há confirmação de quantas vagas serão abertas.

Último concurso para auditores fiscais

Em 2012, a Sefaz/PR realizou seu último concurso público. A ocasião teve oferta de 85 vagas para o cargo de auditor fiscal, sendo necessário possuir nível superior em qualquer área. A remuneração foi de R$ 11.046,64 e os aprovados exerceram jornadas de trabalho de 40 horas semanais. A seleção foi realizada por provas objetivas, provas de títulos, avaliação médica e curso de formação. As provas objetivas contaram com disciplinas de tecnologia da informação, direito, contabilidade e auditoria, língua portuguesa, matemática, estatística e lógica.
Para trabalhar como auditor fiscal é necessário possuir ensino superior completo. Os salários da carreiras variam e podem ultrapassar R$ 11.000.
*Estagiária sob a supervisão de Mariana Niederauer