Rene_Garcia_1_Easy-Resize.com Sefaz/Reprodução

Secretário da Fazenda do Paraná comenta sobre concurso para auditores e confirma edital em 2022

Publicado em Carreira fiscal, Concursos, Concursos Públicos

Karolini Bandeira*- Em entrevista ao Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), o secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Júnior, voltou a confirmar a publicação do próximo edital de concurso público para auditores fiscais em 2022.  O atual déficit no quadro de pessoal da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz PR) preocupa o secretário:

“A Secretaria da Fazenda do Paraná, a exemplo de outras no Brasil, apresenta uma deficiência enorme de pessoal. As pessoas foram envelhecendo, saindo e não foram substituídas. Há uma perda de quadros profissionais, de gente qualificada e a memória vai se perdendo.”

“[Cerca de] 45% dos profissionais, seja Auditor ou analista fazendário, podem se aposentar, então nós teremos a necessidade de fazer um novo concurso. Ainda não sabemos o montante, se será para 100 pessoas, 60, 80, ou então fazer um concurso que entrem em partes”, falou Renê Garcia sobre o concurso previsto para 2022.

O secretário da Fazenda já havia confirmado o edital para o próximo ano em resposta a internautas nas redes sociais da Sefaz.

Para trabalhar como auditor fiscal e agente tributário, é necessário possuir ensino superior completo. Os salários da carreiras variam e podem ultrapassar R$ 11.000.

A Sefaz/PR tem planos de abrir um novo concurso público desde 2019. No ano, uma comissão organizadora foi formada para dar início aos estudos do certame. De acordo com a assessoria do órgão, a Secretaria projetava abrir a seleção em 2020. O planejamento foi adiado devido à pandemia de covid-19.

Último concurso

Em 2012, a Sefaz/PR realizou seu último concurso público. A ocasião teve oferta de 85 vagas para o cargo de auditor fiscal, sendo necessário possuir nível superior em qualquer área. A remuneração foi de R$ 11.046,64 e os aprovados exerceram jornadas de trabalho de 40 horas semanais. A seleção foi realizada por provas objetivas, provas de títulos, avaliação médica e curso de formação. As provas objetivas contaram com disciplinas de tecnologia da informação, direito, contabilidade e auditoria, língua portuguesa, matemática, estatística e lógica.
*Estagiária sob a supervisão de Mariana Niederauer