Screenshot_39 Sefaz-AM/Divulgação

Secretaria de Fazenda do Amazonas contrata banca para novo concurso público

Publicado em Concursos

A última seleção para o quadro de efetivos da Sefaz AM foi há 17 anos. Após denúncia de irregularidade e troca de banca, a expectativa é a de que o edital seja publicado em breve

Jéssica Andrade – Mais uma seleção pública deve sair em breve. A Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz AM) concluiu o último trâmite antes da publicação do edital: o extrato de contrato entre a pasta e a Fundação Getulio Vargas (FGV), escolhida para organizar o novo concurso SEFAZ 2022. A previsão é que o edital seja divulgado ainda em janeiro e as provas sejam aplicadas em março. 

Ainda não há informações sobre a remuneração inicial dos aprovados neste concurso. Mas sabe-se que, ao todo, serão oferecidas 210 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva, para os seguintes cargos e níveis de escolaridade:

Nível médio

  • assistente administrativo da fazenda estadual (50 vagas).

Nível superior

  • auditor fiscal de tributos estaduais (60);
  • analista do tesouro estadual (25);
  • analista de tecnologia da informação da fazenda estadual (15);
  • técnico de arrecadação de tributos estaduais (25); e
  • técnico da fazenda estadual (35).

 

Último concurso Sefaz AM foi em 2005

Em 17 anos, a Sefaz AM organizou apenas dois certames para seleção de servidores públicos. O órgão chegou a confirmar um novo edital em 2014 e informou que estava realizando o estudo dos quadros para definir o número de vagas. Porém, o projeto não saiu do papel. 

O concurso anterior, realizado em 2005, reuniu cerca de 25.566 candidatos e contou com 390 vagas, em cargos dos níveis médio e superior. 

Do total de vagas, 15 foram para analista de tecnologia da informação, 25 para analista do tesouro estadual, 100 para auditor fiscal de tributos estaduais, 50 para técnico da fazenda estadual, 20 para técnico de arrecadação de tributos estaduais e 180 para assistente administrativo.

A remuneração era de R$8.000,00, valor que atualmente deve ser corrigido. A seleção foi composta por prova objetiva, com questões de Português e Inglês para todos os candidatos, Conhecimentos Específicos, além de curso de formação específico para cada cargo.

Irregularidade

Em agosto de 2021, a Scretaria da Fazenda do estado do Amazonas anunciou o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) como banca organizadora do próximo concurso da Sefaz AM. No entanto, a Assembleia Legislativa do estado denunciou o governo por irregularidades no processo de licitação. O autor da denúncia foi o deputado Dermilson Chagas (PODE). 

“Assim como eu denunciei os nomes das empresas que venceriam a concorrência para as obras da AM-010 um mês antes de fazerem a homologação, agora eu denuncio que o Governo do Estado já escolheu a empresa Cebraspe para beneficiar o grupo deles. Então, hoje, dia 24 de agosto, já estou denunciando o nome da empresa que ganhará a licitação, e espero que se tome providência a este respeito, porque lá na frente não poderão alegar que não sabiam ou que se trata de uma mera coincidência”, disse o parlamentar.

Em dezembro a pasta confirmou que a Fundação Getulio Vargas (FGV) será a banca organizadora do concurso.