pcal Marcio Ferreira/Seplag Alagoas

Provas do concurso da PCAL serão aplicadas em três estados; corporação oferece 500 vagas

Publicado em Concursos, Concursos Públicos

Exames serão aplicado em Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Locais de prova serão divulgados em 24 de agosto

As provas para o concurso da Polícia Civil de Alagoas, que oferta 500 vagas agora também serão aplicadas em Sergipe e Pernambuco. A decisão, tomada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do certame.

Segundo o Cebraspe, com esse novo ajuste, que já era previsto em edital de abertura do concurso, os candidatos de Alagoas deverão fazer provas em Maceió e Arapiraca, conforme a escolha no ato da inscrição. Já os candidatos de Pernambuco e Sergipe devem realizar os exames nas capitais dos seus respectivos estados, ou seja, em Recife e Aracaju. Os candidatos dos demais estados do país continuarão realizando os exames nos locais escolhidos previamente. As consultas de localidades poderão ser conferidas no site cebraspe.org.br no  dia 24 deste mês.

O concurso

O novo concurso público da Polícia Civil de Alagoas (PCAL), com 500 vagas para as carreiras de escrivão e agente é organizado pelo Cebraspe.

Do quantitativo total de vagas, 368 são para agentes de polícia e 132 para escrivães. As vagas são imediatas e exigem nível superior em qualquer área de formação. Os contratados receberão ganhos mensais de R$ 3.971,76 e serão lotados em unidades da corporação em qualquer município, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Para ser agente, também é necessário possuir carteira nacional de habilitação, no mínimo, na categoria B. Já os inscritos ao posto de escrivão devem ter certificado de curso de digitação.
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas na data prevista de 29 de agosto. A avaliação terá quatro horas de duração e será composta por 120 questões sobre língua portuguesa, atualidades, ética no serviço público, noções de informática e conhecimentos específicos do cargo.
Além do exame, os candidatos ainda passarão por teste de aptidão física, prova prática de digitação (para escrivães), avaliação médica, avaliação psicológica, apresentação e comprovação documental, sindicância de vida pregressa e, por fim, curso de formação profissional.