Freepik/Reprodução Freepik/Reprodução

Prefeitura de município de MT cancela concurso após suposta fraude da banca organizadora

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

Empresa  Método Soluções Educacionais é alvo da operação Àpate, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso em junho deste ano, que investiga possíveis fraudes na realização de outro concurso no estado

Por Raphaela Peixoto* — O secretário de Administração da Prefeitura de Sorriso, no Mato Grosso, Estevam Húngaro Calvo Filho, informou na terça-feira (11/7) o cancelamento do concurso público para a contratação de profissionais de ensino médio e superior para a prefeitura. A medida atende à recomendação do  Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), que sugeriu a rescisão do contrato com a banca organizadora do certame, a empresa Método Soluções Educacionais.

A empresa é alvo da operação Àpate, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso em junho deste ano, que investiga possíveis fraudes na realização de outro concurso no estado. O Papo de Concurseiro tentou contato com a banca para mais informações ou posicionamentos sobre o caso, mas ainda não teve resposta.

Com o cancelamento, há duas possibilidades: ou o município faz um novo processo licitatório para contratação de empresa especializada em realização de concursos públicos, ou, realizará procedimento de inexigibilidade para a contratação de uma instituição pública reconhecida em âmbito estadual ou nacional e voltada à realização de grandes certames.

O concurso registrou 8.377 inscritos para as 72 vagas disponíveis para diversos cargos, como agente de controle interno, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, médico veterinário, psicólogo, entre outros.  As provas foram aplicadas em 28 de maio. Em relação aos candidatos que vieram de outras localidades que solicitarem ressarcimento, o valor gasto com passagens e deslocamentos não serão reembolsados.

*Estagiária sob supervisão de Talita de Souza