20190919115634331614i Foto: Divulgação/PCERJ Polícia Civil

Polícia Civil do Ceará define banca de próximo concurso público com 500 vagas

Publicado em Concursos

Seleção contará com 500 oportunidades, das quais 400 serão para inspetores e 100 para escrivães.

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) divulgou a banca organizadora que ficará responsável pelo próximo concurso da corporação. A escolhida foi o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).

O governador do estado já havia divulgado a banca por meio do Instagram. Mas,  nesta quarta-feira (31/03)  a informação foi oficialmente publicada no Diário Oficial do Ceará.

Segundo o documento, a contratação de instituição será para prestação de serviços técnico-especializados na coordenação, organização, planejamento e execução do concurso para o provimento efetivo de 100  vagas para o cargo de Escrivão de Polícia Civil de 1ª Classe e 400 vagas para o cargo de Inspetor de Polícia Civil de 1ª Classe, com lotação na Polícia Civil do Estado do Ceará.

Justificativa para o concurso

Ainda segundo a publicação, o Estado do Ceará, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aferidos no ano de 2020, contava com uma população estimada de 9.187.103 milhões de habitantes, distribuídos em seus 184 municípios. E, a área territorial total do Ceará é de 148.894,441 km², ocupando a quarta maior extensão territorial da região Nordeste e a décima sétima posição entre os estados brasileiros em termos de superfície territorial.

E, o ingresso no serviço público mediante concurso possibilita á administração pública realizar uma seleção na busca de profissionais mais qualificados, respeitando os Princípios da Administração Pública, em especial o Princípio da Impessoalidade.

Outra justificativa citada para a realização do certame é que, a seleção permitirá o incremento nos programas do Governo do Estado do Ceará que buscam a diminuição dos índices de criminalidade do nosso estado, dentro de
uma matriz principal, que é o Ceará Pacífico, dando continuidade a diversas ações que ocorrem de maneira transversal, onde englobam vários setores governamentais que desenvolvem suas ações de forma conjunta e planejada.

Mais concursos no Ceará

Os editais de abertura dos concursos públicos da Segurança do Ceará deverão ser publicados nos próximos dias! A informação foi confirmada pelo governador do Estado, Camilo Santana, em transmissão ao vivo feita nas redes na última quinta-feira (25/). “Todos os concursos públicos o Estado lançará a partir de agora. Inclusive, deverá lançar nos próximos dias o da Polícia Militar, o da Polícia Civil e o da Saúde. Nós também vamos ter concurso para a Secretaria de Fazenda, para a Semace”, indicou.

Na live, o governador também anunciou a reserva de 20% das vagas para candidatos negros, novidade nos concursos públicos do Estado: “Nós vamos ter uma série de concursos importantes este ano e no próximo em que já vai passar a valer os 20% dessas vagas em cotas para negros,” informou. “Essa é mais uma política pública social e afirmativa realizada pelo Governo do Ceará com o objetivo de combater a desigualdade racial”, escreveu Camilo Santana na postagem.

De acordo com Camilo, estão confirmadas 2.200 vagas para a Polícia Militar (PMCE), sendo 2.000 para o cargo de soldado e 200 para oficiais. Foi anunciado, inclusive, que o edital contará com vagas para o quadro da saúde. Para a Polícia Civil (PCCE), serão 500 vagas ao todo, sendo 400 para inspetores e outras 100 para escrivães. Já o concurso da Perícia Forense (Pefoce) terá uma oferta de 170 vagas distribuídas entre as funções de perito criminal, perito legista, médico perito legista e auxiliar de perícia.

“Já vamos agora abrir, em março, possivelmente o edital do concurso. A Assembleia Legislativa aprovou recentemente todos os planos de valorização da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Pefoce – também da Polícia Penal. É a valorização dos profissionais da Segurança Pública”, anunciou o governador em janeiro.

Leia mais sobre concursos no Ceará aqui!