Imagem: USP Imagens/Divulgação

Concursos Alagoas: Cebraspe é escolhido para organizar seleções autorizadas

Publicado em Concursos

Atenção, concurseiros. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) recebeu parecer favorável para organizar diversos concursos públicos autorizados para o Estado do Alagoas. A notícia foi publicada no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o documento, as seleções da Polícia Militar, Bombeiros Militar, Polícia Civil, Agente Penitenciário, Profissionais da Educação, Auditores Fiscais e outras que já estão previstas terão a banca como organizadora.

A publicação também explica que a decisão da escolha da banca tem em vista a demanda colocada pelo Gabinete Civil para a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) de executar em curto prazo os diversos concursos e a necessidade de uma atuação coordenada para que os certames possam ser executados dentro do planejamento estabelecido.

E, que também foi observado em especial o momento de pandemia, que exige um maior rigor no planejamento, já que os concursos devem observar as regras de distanciamento social.

O documento frisa que o Cebraspe é instituição “notoriamente reconhecida como detentora de plena capacitação técnica” para a condução de concursos públicos em todo território nacional.

“Por essa razão, e considerando a identidade da análise jurídica realizada para fundamentar a contratação por inexigibilidade de licitação, variando apenas no tocante às questões de preço e orçamento, que leva em conta a especificidade de cada concurso e a dotação orçamentária específica, adoto os fundamentos constantes do PARECER”, informa o texto.

 

Certames autorizados em Alagoas

Sete concursos já foram autorizados e vão ofertar mais de 6 mil vagas para diversas áreas do Estado. São eles: os das polícias Civil (PC) e Militar (PM), da Perícia Oficial (POAL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Estado da Ressocialização (Seris).

Com o intuito de ampliar a oportunidade a quem vem estudando, a Secretaria do Planejamento tem trabalhado para que o cronograma das provas se estabeleça de forma que os concurseiros possam se organizar para aproveitar a possibilidade de tentar o ingresso em mais de uma área de atuação.

“Estamos focados em montar um cronograma que esteja de acordo com a demanda da população e que dê o máximo de oportunidades a quem quer ingressar no serviço público. Esse processo de organização não é uma tarefa fácil, mas estamos trabalhando para que os nossos concurseiros possam se preparar e fazer as provas com tranquilidade”, explica o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

A expectativa, segundo o secretário Fabrício Marques, é que os editais dos concursos anunciados sejam divulgados entre abril e junho de 2021, com convocações previstas para o fim do ano e começo de 2022.

“Com esse ciclo novo de certames, estamos preparando Alagoas para uma nova fase no que diz respeito à prestação de serviço público. Nossa meta é manter o processo dos concursos transparentes e sólidos e trazer, por meio deles, os melhores quadros de servidores pro nosso Estado”, complementa.

Saiba mais detalhes sobre as seleções aqui!