Perícia do Ceará terá mais 57 vagas imediatas em concurso vigente, anuncia governador

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, segurança

Com a ampliação, o efetivo atual do órgão terá um aumento de 60%

Karolini Bandeira*- O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) anunciou, em comemoração aos 14 anos da Perícia Forense do Estado (Pefoce), o aumento em 57 vagas na oferta de vagas imediatas do concurso público vigente da corporação. A abertura inicial, de 170 vagas, sobe para 227, conforme anunciado nas redes oficiais do governo.

“Autorizei agora o aumento do número de profissionais da Perícia Forense que serão chamados desse último concurso. Serão chamados 227 para os cargos de perito e auxiliares, em vez dos 170 previstos anteriormente. Com isso, desde o nosso primeiro governo, são 350 profissionais para fortalecer, sobretudo essa área de investigação e inteligência, mais que dobrando o total de profissionais da Pefoce”, disse o governador.

Ao todo, são 510 vagas de nível superior abertas, sendo 227 para provimento imediato e 283 para formação de cadastro reserva. As oportunidades são para as carreiras de auxiliar de perícia, perito legista, médico legista e perito criminal.

Para o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, a mudança resulta em melhores serviços para a população. “Representará um aumento de 60% do efetivo atual do órgão. Teremos um ganho muito grande em matéria de perícia e, consequentemente, na investigação criminal, e também um ganho em serviços prestados ao cidadão, como, por exemplo, a emissão de carteiras de identidade.”

O concurso foi aberto em maio de 2021 e o curso de formação dos selecionados foi iniciado em dezembro do mesmo ano. O curso tem caráter classificatório e eliminatório e é a última fase da seleção que precede a posse dos novos profissionais. Ele será ministrado na Academia Estadual de Segurança Pública, em Fortaleza.

O concurso

Para se inscrever, era necessário possuir ensino superior em odontologia, medicina, farmácia, física, química, engenharia (química, civil, elétrica, mecânica ou eletrônica), ciências contábeis ou ciências da computação. A remuneração ofertada variou de R$ 3.629,72 a R$ 10.125,89.

Os candidatos passaram por cinco etapas de seleção: prova escrita (objetiva e discursiva), exame de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional.

 

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes