Divulgação/PCCE

PCCE inicia escolha de banca de concurso; projeto básico revela que haverá cadastro reserva

Publicado em Carreira policial, Concursos

Edital está previsto para março e contará com 500 vagas imediatas e 1.000 para formação de cadastro reserva! Saiba mais:

 

Karolini Bandeira*- O concurso público da Polícia Civil do Ceará (PCCE) deu mais um passo nesta quarta-feira (10/3)! Foi publicado, pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), o aviso de convocação da dispensa de licitação para escolha da banca organizadora da seleção. Segundo o aviso, divulgado no Diário Oficial do Estado, as empresas interessadas deverão enviar proposta até 22 de março na Coordenadoria Administrativo-Financeiro da Aesp.

Conforme já anunciado pelo governador Camilo Santana, o concurso da PC contará com 500 vagas, das quais 400 serão para inspetores e 100 para escrivães. Em transmissão ao vivo, o governador previu, ainda, que o edital poderá ser lançado em março. Além do edital da PC, os editais da Polícia Militar (PMCE) e da Perícia Forense (Pefoce) também estão previstos para o mês. “Já vamos agora abrir, em março, possivelmente o edital do concurso. A Assembleia Legislativa aprovou recentemente todos os planos de valorização da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Pefoce – também da Polícia Penal. É a valorização dos profissionais da Segurança Pública”, anunciou o governador.

Para a PM, estão confirmadas 2.200 vagas, sendo 2.000 para o cargo de soldado e 200 para oficiais. Já a Pefoce contará com 170 vagas distribuídas entre os cargos de perito criminal, perito legista, médico perito legista e auxiliar de perícia.

 

Projeto básico confirma as etapas do concurso

O projeto básico, que confirma as etapas de avaliação que os candidatos terão de passar no concurso PCCE, foi divulgado. Segundo o documento, serão seis:

  • Provas objetiva e discursiva
  • Teste de aptidão física
  • Avaliação psicológica
  • Exame toxicológico
  • Investigação social
  • Curso de formação

A prova objetiva deverá possuir 100 questões e a discursiva, quatro. O documento revela, também, que além das 500 vagas imediatas, haverá a oferta de 1.000 vagas por formação de cadastro reserva. Veja:

Além disso, o concurso contará com taxa de isenção para candidatos nas seguintes condições:

  • Servidores público do Ceará
  • Doadores de sangue
  • Candidatos que concluíram o ensino em instituição pública
  • Pessoas hipossuficientes

 

Bombeiros também poderão ter edital em breve

No último mês, Camilo Santana abriu crédito suplementar para concurso do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CBMCE), o que significa que um certame pode ser anunciado em breve! O CBMCE está há quase seis anos sem concurso público. O último, lançado em 2013, foi organizado pela Cebraspe. O edital contou com 300 vagas para soldado e oficial, cargos de nível médio e nível superior. Foram oferecidos salários iniciais de R$2.638,61 (soldados) e de R$4.121,78 (oficiais). Os candidatos tiveram que passar por provas objetivas, exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico, e curso de formação. Durante o curso, os alunos ainda tiveram que ser aprovados em avaliação psicológica, avaliação física, investigação social e exame final objetivo. Saiba mais!

 

Quer saber todas as fases do concurso Pefoce? Leia:

Projeto básico de concurso Pefoce oficializa vagas, etapas e cargos

 

 

 

 

*Estagiária sob a supervisão de Mariana Niederauer