Novo concurso PCDF: especialista comenta expectativas para seleção com 740 vagas

Publicado em Concursos

Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) já anunciou que vai oferecer uma nova seleção para a área administrativa.  Ao todo, serão oferecidas 740 vagas, sendo 260 imediatas e 480 para a formação de cadastro de reserva. As chances serão para gestores de apoio e analistas de apoio. Com isso, os preparativos para um novo edital devem ser intensificados. E, para ajudar os candidatos na preparação desse certame tão aguardando , o Papo de Concurseiro conversou com a especialista Luana Davico, que é coordenadora de carreiras policiais no Gran Cursos Online e delegada da PCDF.

As oportunidades serão distribuídas entre nível médio e superior, sendo 60 vagas para gestor e 200 para analista. Já as demais 480 vagas serão em cadastro de reserva.

Confira as dicas abaixo:

Quando o concurso deve ser lançado?

Quanto a data de lançamento, a PCDF passa por uma situação crítica nesse sentido. Se observarmos que o concurso de delegado também já foi autorizado anteriormente e até momento nós não tivemos ainda nem a fase de dispensa de licitação para a escolha da banca e publicação do edital. E, também tendo em vista que os concursos para agente e escrivão estão em andamento, inclusive com retomada recente, o novo concurso para área administrativa deve sair no segundo semestre de 2022 ou início de 2023.

Quais são as expectativas para a seleção?

Trata-se de uma oportunidade valiosa pra aqueles que almejam esses cargos, já que por se tratar de cargos do quadro de apoio da PCDF, deve ser sim um concurso concorrido como de praxe são os concursos da Polícia Civil do Distrito Federal. E, eu digo que a posição agora é de estudar. É o momento de começar a se preparar pro concurso.

Quem deixar pra se preparar pra esse concurso somente no anúncio do edital vai estar extremamente defasado. E, a forma ideal pra começar a estudar é procurar se organizar! É importante  organizar os estudos, os horários, entender a forma de estudos. Autoconhecimento é muito importante nessa hora e claro, buscar um material com professores preparados pra que possam te ensinar e te preparar pra essa seleção. Esse é o principal ponto, você ter o ensinamento vindo de pessoas preparadas. Para isso, o Gran Curso Online oferece desde cedo uma preparação completa nas matérias e nos cargos previstos.

A autorização já foi contemplada em portaria. Agora,  o certame necessita passar pela dispensa ou fase de licitação para a escolha da banca e, finalmente teremos o anúncio do concurso.

Quem prestou o concurso da PCDF anterior, pode aproveitar algum conteúdo? Quais?

A vantagem pra quem já prestou concursos na área da PCDF é realmente o aproveitamento de matérias, de legislação institucional, das noções de direito constitucional, direito administrativo que devem vir previstas aí no edital.

Qual o principal conselho de especialista?

Meu principal conselho é que as pessoas entendam que o momento de estudar prum concurso, tendo em vista as notas de corte que estão cada vez mais altas e o nível dos candidatos, não é na hora que o edital sai. E, sim no momento da autorização.  Então, se quer prestar esse concurso, tenha foco, se organize, dialogue com os seus professores e se prepare desde já, desde hoje pra essa prova. Eu costumo dizer que o melhor momento pra você ter estudado pra esse concurso foi ontem. O segundo melhor momento é hoje!

Leia também: Concurso PCDF: delegado-geral fala em “agilizar concursos”

Concurso para delegado e agente 

A Polícia Civil tem outros dois concursos confirmados. Um para delegado e outro para agente de custódia. Ambos serão ofertados juntos, segundo o diretor-geral da PCDF, Robson Candido.

O certame que visa preencher 150 vagas para delegados foi, inclusive, confirmado no início de fevereiro. Serão 50 vagas imediatas e 100 para a formação de cadastro de reserva. A PCDF também recebeu competência para dar andamento na seleção.

Paralelo a isso, deve acontecer ainda o concurso para agente de custódia, que vai ofertar o mesmo quantitativo de vagas e foi confirmado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Concursos em andamento

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) anunciou a retomada do concurso para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva no cargo de Agente de Polícia da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Com isso, divulgou o resultado final na prova discursiva, a convocação para a avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam pessoa com deficiência e a convocação para os exames biométricos e avaliação médica, referentes ao concurso para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva no cargo de agente.

A PCDF publicou o  edital para a seleção de agentes em junho de 2020.  Ao todo, o edital oferta 1.800 vagas para agente da Polícia Civil, sendo 600 vagas imediatas, mais 1.200 para formação de cadastro de reserva. Os ganhos da carreira são de R$ 8.698,78 para 40 horas de trabalho semanal.

A seleção teve, inicialmente, o cronograma atrasado devido à pandemia da covid-19. As provas, previstas para serem aplicadas em outubro de 2020, só ocorreram em 22 de agosto de 2021. Saiba mais sobre o concurso aqui.

O concurso foi, novamente, suspenso em dezembro de 2021. A decisão partiu da 2ª Vara da Fazenda Pública do DF e teve como base um pedido de oito candidatos que concorrem ao cargo de agente nas vagas reservadas para negros e pardos. Eles alegam que, segundo o edital, deveriam ter as provas discursivas corrigidas — o que não ocorreu. “Acontece que o edital prevê que os cotistas aprovados dentro do número de vagas oferecidas para ampla concorrência não devem ser computados para preenchimento das vagas reservadas exclusivamente a negros/pardos”, disseram os requerentes.

Para que suas provas sejam corrigidas, os candidatos argumentaram que o Cebraspe deve considerar, para fins de correção das avaliações discursivas, apenas os cotistas que não foram classificados na lista de ampla concorrência.

Além da seleção para agentes, a PCDF está realizando também o concurso com 300 vagas para escrivães. As provas foram aplicadas em agosto. Saiba mais aqui! 

Ambos os cargos tiveram aplicação de provas objetivas e discursivas como método de seleção. Os inscritos aprovados nas etapas ainda serão avaliados por meio de teste de aptidão física, exames biométricos e avaliação médica, prova prática de digitação, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa e investigação social, prova de títulos e curso de formação.