20180411002235612046o Foto: IBGE/Divulgação

IBGE confirma previsão do Censo para junho e fala sobre seleção

Publicado em Concursos, Concursos Públicos

O Censo Demográfico 2022 terá início em 1º de junho do ano que vem. A confirmação é do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao Papo de Concurseiro. “Estamos iniciando os testes de campo”, informou.

O órgão informou também que ainda não tem a data de início dos processos seletivos, que até o momento estão suspensos. “Isso será divulgado mais tarde, quando os respectivos editais forem publicados no Diário Oficial da União”.

Orçamento “insuficiente”

O Governo Federal enviou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022 ao Congresso Nacional no último dia 31. E, em nota, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) falou sobre a realização do Censo e seu processo seletivo, afirmando que o valor reservado para tal é insuficiente.

Segundo o Instituto, o valor do PLOA-2022 enviado ao Congresso Nacional pelo Executivo é “necessário”, mas “não suficiente” para atender os parâmetros técnicos determinados pelo STF para a realização do Censo Demográfico.

Dessa forma, o IBGE informou também que será necessário atuar junto ao Congresso para realizar um trabalho de mobilização e convencimento sobre os interesses do Censo, para que a União assegure o que foi determinado pelo STF, ou seja, condições necessárias e suficientes para a realização do evento.

Seleção para o Censo

Foram 204.307 vagas para os cargos de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Do total, foram oferecidas 181.898 vagas para recenseador, 16.959 para agente censitário supervisor (ACS) e 5.450 para agente censitário municipal (ACM) em 5.297 municípios do país. Os quadros de distribuição das vagas estão disponíveis para consulta no site do Cebraspe, empresa organizadora dos processos seletivos.
As vagas eram temporárias e os contratos teriam duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. Saiba todos os detalhes da seleção aqui!