1_conectvidade-26967279 Crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press

IA nos estudos para concursos: especialistas recomendam uso de chatbots, mas com cuidado; veja dicas

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, Sem categoria

O famigerado ChatGPT chamou a atenção de internautas justamente por ser uma plataforma simples de perguntas e respostas mas que consegue escrever basicamente tudo o que for pedido. Confira dicas para utilizar a ferramenta com cautela e aproveitamento

A Inteligência Artificial tem tomado cada vez mais espaço no cotidiano. Robôs simulam conversas, resolvem problemas, tornam-se cada dia mais inteligentes. E com o estudo para concursos não é diferente. “O concurseiro hoje busca um único lugar onde ele possa encontrar absolutamente tudo o que precisa para acelerar a sua aprovação”, afirma o CTO do Gran Cursos e especialista em tecnologia, Rodrigo Calado.

O professor de disciplinas de TI, do IMP Concursos, Josis Alves, acrescenta que sistemas que usam a inteligência artificial, como o famigerado ChatGPT e similares, além de ajudar o concurseiro no processo de estudo, tem potencial de colaborar até mesmo na preparação emocional.

O ChatGPT — um algoritmo baseado em inteligência artificial —, chamou a atenção de concurseiros internautas justamente por ser uma plataforma simples de perguntas e respostas, mas que consegue escrever basicamente tudo o que for pedido. Mas, para isso, é preciso cuidado e orientação. Confira dicas para utilizar a ferramenta, a fim de potencializar os estudos :

  • Personalização do aprendizado — A IA pode adaptar o conteúdo de estudo às necessidades específicas do estudante, levando em consideração seus pontos fortes, áreas de melhoria e preferências de aprendizado.
  • Resumos e explanações — A IA pode resumir informações complexas e fornecer explicações claras e concisas sobre conceitos e tópicos, facilitando a compreensão e a retenção de informações.
  • Feedback e análise de desempenho — ela pode fornecer feedback imediato sobre as respostas do estudante, identificar padrões de erro e sugerir estratégias de melhoria
  • Gerenciamento do tempo e organização — pode ajudar o concurseiro a estabelecer um cronograma de estudos eficiente, monitorar seu progresso e ajustar suas prioridades conforme necessário.
  • Suporte emocional e motivação — pode fornecer dicas e recursos para lidar com o estresse, a ansiedade e a procrastinação, além de oferecer incentivos e motivação para manter o estudante focado e engajado.
  • Acesso a recursos e materiais de estudo — pode recomendar materiais de estudo relevantes, como livros, artigos, vídeos e cursos online, com base no perfil e nas necessidades do concursando.
  • Aprendizado contínuo — A IA está sempre evoluindo e aprendendo com novas informações, o que significa que os estudantes podem se beneficiar de um conhecimento atualizado e recursos cada vez mais eficazes.

Rodrigo ressalta a importância de usar essas plataformas com cautela. “A IA pode ser ótima para fornecer explicações rápidas e personalizadas, mas também é essencial utilizar conteúdos em outros formatos. Esses recursos complementares podem oferecer perspectivas diferentes, exemplos práticos e uma compreensão mais aprofundada dos conceitos”.

 

*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco