img20180817094811784-768x512 Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado esplanada dos ministérios, congresso nacional

Governo apresenta PLOA 2022 com 41,7 mil vagas para concursos

Publicado em autorização, Concursos, Concursos Públicos

Cerca de 41,7 mil novos servidores devem ingressar na máquina pública no próximo ano. O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional, na tarde desta terça-feira (31/8), o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022. 

De acordo com o secretário de Orçamento Federal, Ariosto Culau, as vagas autorizadas serão para atuação “em diversos órgãos públicos, nas agências reguladoras, no próprio Ministério da Educação (MEC), em institutos e universidades federais”. O assunto está sendo estudado pela Secretaria de Gestão.

Ainda segundo ele, os novos concursos públicos são necessários para recompor a força de trabalho represada nos últimos três anos. Em um trecho do PLOA 2022, consta seleções para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Controladoria-Geral da União (CGU) e Receita Federal (RFB).

Além disso, o texto, que define o orçamento da União e prevê receitas e despesas, traz ainda a informação de que R$ 2 bilhões serão destinados ao Censo Demográfico do IBGE, que deverá contratar pessoal para a realização da pesquisa.

Culau ressaltou que o provimento de novas oportunidades não acontece por “finalidade eleitoreira”, mas para o “atendimento de políticas setoriais nos vários órgãos de administração”.

O documento, apresentado no prazo limite, será votado pelo parlamento, que também pode sugerir alterações no texto.

Reajuste

Na ocasião, o secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Bruno Funchal, afirmou ainda que não há previsão de reajuste salarial para os servidores públicos. “O orçamento já está muito apertado. Tendo algum tipo de mudança por conta do precatório, vão ser definidas prioridades no orçamento. Não cabe agora a gente falar nisso”.