Governador de Goiás promove mais de 3 mil soldados da Polícia Militar

Publicado em Concursos, Concursos Públicos

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou a promoção de  3.130 soldados (praças) da Polícia Militar do Estado (PMGO). A assinatura do documento aconteceu, na última terça-feira (21/9), durante um encontro com o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, e o Comandante da Polícia Militar de Goiás, Renato Brum.

Segundo Caiado, esta promoção ficou marcada como a maior da história da corporação. “Esse é o reconhecimento da nossa gestão pelo trabalho e a competência dos nossos policiais militares. Afinal, para se ter a melhor Polícia do País, é preciso valorizar e respeitar aqueles que fazem isso acontecer”, disse em uma publicação nas redes sociais.

O chefe do Executivo local aproveitou o momento para revelar que, em breve, o mesmo acontecerá com profissionais ligados às Polícias Técnico-Científica e Penal. 

Previsão de novos concursos 

Em fevereiro deste ano, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) solicitou a publicação de três editais para a área estadual de Segurança Pública. Foram solicitadas 3.418 vagas para três corporações: 2.000 para a PMGO; 418 para a Polícia Civil (PCGO); e 1.000 para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO).

Caiado afirmou, em julho, que a realização de um novo concurso para a PMGO depende da União. De acordo com ele, o governo aguarda a liberação do Tesouro Nacional. “Estamos trabalhando fortemente para esse objetivo. Temos que pagar dívidas acumuladas anteriormente”.

Último concurso PMGO

O último concurso para a PMGO foi realizado em 2016, com 2.500 vagas de nível superior, divididas entre os cargos de soldado de terceira classe (2.420 vagas ) e cadete (80 vagas). Na ocasião, as remunerações iniciais foram de R$ 1.500 a R$ 5.401,43. A seleção contou com aplicação de prova objetiva e discursiva, teste de aptidão física, avaliação médica, exames psicológicos, avaliação de vida pregressa e investigação social.

 

Para ser soldado ou cadete, é preciso ter entre 18 e 30 anos de idade na data da inscrição. A altura mínima é de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres). Para ambos os cargos é necessário ter formação superior completa, sendo que o posto de cadete só pode ser ocupado por bacharel em direito.